Capturadas pelo maior telescópio do mundo, imagens revelam estruturas semelhantes a células do tamanho do estado do Texas. Cientistas querem usar dados para mapear campos magnéticos da estrela.Pesquisadores da Universidade do Havaí divulgaram nesta quarta-feira (29/01) imagens inéditas da superfície do Sol. As imagens de alta resolução foram captadas pelo maior telescópio solar do mundo, localizado no Havaí.
Cientistas esperam usar os dados coletados pelo telescópio para mapear os campos magnéticos na coroa solar, a área mais externa do Sol, onde ocorrem erupções que podem interferir em voos, na navegação por GPS e causar até apagões na Terra.
"É literalmente o maior salto na capacidade da humanidade para estudar o Sol da Terra desde o tempo de Galileu", disse Jeff Kuhn, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.
Localizado no topo de um vulcão na ilha de Maui, o telescópio receberá novos instrumentos nos próximos meses que o tornarão mais poderoso e ajudarão a mapear os campos magnéticos do Sol em "detalhes extremos".
"Com essas novas ferramentas, esperamos aprender como o Sol interage com a Terra", acrescentou Kuhn.
Rebecca Staudenmaier (cn)Caminho Político
Comentários
Postar um comentário