"Seminário debaterá políticas públicas para pessoas com autismo"

Resultado de imagem para deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC)A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza na quinta-feira (31) seminário que vai debater políticas públicas para pessoas com autismo. O evento foi sugerido pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e pelos deputados Célio Studart (PV-CE), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; e Professor Israel Batista (PV-DF). Carmen Zanotto afirma que a Lei 12.764/12, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), não foi suficiente para solucionar diversas dificuldades, como o acesso a tratamento com equipe multidisciplinar.
"As famílias de pessoas com autismo sofrem com a ausência de atenção adequada pelo SUS e são obrigadas a ajuizar inúmeras ações judiciais contra planos de saúde que, muitas vezes, não cobrem o tratamento ou limitam o número de sessões com os profissionais, o que torna o tratamento ineficaz", diz a parlamentar.
"Além disso, enfrentam dificuldade de realizar a inclusão de autistas no ambiente escolar, sem professores capacitados para lidar com alunos com TEA, principalmente os não verbais, que precisam de método de comunicação alternativa, ou os severos, que necessitam de uma assistência ainda maior", afirma.
A deputada também lamenta a ausência de dados oficiais sobre o número de autistas existentes no País. "De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, estima-se que existam mais de 2 milhões só no Brasil."
Hora e local
O seminário está marcado para as 14 horas, no plenário 1.
Da Redação/Caminho Político
Edição – Pierre Triboli

Comentários