"Mulheres aprendem técnicas de maquiagem e garantem inserção no mercado de trabalho"

Após dois meses e meio de curso, mulheres do bairro Tijucal concluiram curso do Programa Qualifica 300. Após dois meses e meio de curso, com aulas de maquiagem de segunda a sexta-feira, intercaladas entre a teoria e a prática, mais uma turma de mulheres agora podem exercer uma nova profissão, depois de participarem do curso ofertado pelo Programa Qualifica 300, na unidade do bairro Tijucal, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O resultado alcançado foi positivo e com aproveitamento de 100%. Muitas já estão trabalhando e conseguindo ganhar seu próprio dinheiro para ajudar nas contas de casa e oferecer mais qualidade de vida para toda família.
Para quem não sabia nem ao menos pegar num pincel, muito menos saber identificar que cada tipo serve para uma parte do rosto e nem sabia da existência da água micelar, com o curso já sabe até fazer a mistura de cores para alcançar o tom desejado da pele da cliente.
A aluna Gisele Jaqueline da Cunha está com vários planos para o futuro. “O curso me proporcionou entender cada formato, a importância da limpeza antes da maquiagem, várias técnicas foram ensinadas. Estou muito feliz. Vou poder trabalhar e também cuidar dos meus dois filhos”, salientou.
Como foi o último dia do curso, a prova final foi fazer uma maquiagem completa e respeitando todos os passos, em pessoas de fora, entre as alunas ou até mesmo fazer o trabalho no próprio rosto. Cleonice Oliveira foi modelo da aluna Gisele. “Ela está de parabéns. Se levar a sério, respeitar as técnicas será uma ótima profissional. Minha nota é 10 pelo trabalho dela”, observou.
Utilizada para valorizar os pontos privilegiados do rosto e disfarçar as imperfeições, a maquiagem está cada vez mais requisitada nos salões de beleza. A professora Tânia Lúcia Biliato Linetzky afirma que o mercado está de portas abertas, sempre a espera de um bom profissional. Mas para tanto, se faz necessário buscar sempre o aperfeiçoamento e investir em produtos e materiais de qualidade. “Um produto bom tem como resultado uma boa maquiagem. Eu sou filha de maquiadora. Aprendi com minha mãe, sobre a importância do aperfeiçoamento”.
Na oportunidade e como forma de incentivar as alunas a se especializarem cada vez mais ela, a professora diz que em média, o profissional pode cobrar numa única maquiagem, cerca de R$ 80,00. “Se fizermos um cálculo simples e rápido, se em um dia, num sábado, por exemplo, a pessoa atender cinco clientes é R$400,00, já imaginou?”, indagou Tânia.
E quem já está cheia de planos e aprender ainda mais sobre o ramo da beleza é aluna Sueli Santos. “Mais um sonho realizado, uma benção de Deus. Aprendemos muito com a professora. Minha nota foi 10, consegui fazer em mim a maquiagem completa. Estou muito feliz com o resultado”, frisou.
Elas aprenderam a utilizar o pó iluminador e translúcido. Técnicas para uma maquiagem para dia, noite, festa ou casamento. Estão preparadas para qualquer tipo de ocasião.
Todas levaram um kit com os materiais essenciais para já iniciar com os atendimentos.
O curso que está sendo ofertado na Unidade é de designer de sobrancelhas. A atividade faz parte do Programa Qualifica 300, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), por meio de uma iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro, com cursos de qualificação voltados para as mulheres de baixa renda do município. As aulas estão sendo ministradas por instrutores capacitados do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), começou a ser realizada nesta segunda-feira (22), a 2ª Edição do Programa Qualifica 300 para os cursos das áreas de Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Além disso, a modalidade de Aperfeiçoamento Profissionalizante passa a compor o rol de cursos de modo a preparar os alunos para o empreendedorismo.

Comentários