"Pesquisa apresenta segundo recuo consecutivo do Índice de Confiança do Empresário do Comércio em Cuiabá"
Depois do pico de 136,4 pontos registrado no mês de março deste ano, a pesquisa que avalia a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, pelo segundo mês consecutivo, apresentou retração e já acumula queda de 4,6%, atingindo 130,2 pontos em maio. O índice atual igualou-se ao registrado no mesmo período do ano passado, mas com recuo no subíndice que monitora as condições atuais da economia e do comércio para o empresariado na capital. A Fecomércio-MT divulga, mensalmente, a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e avalia, segundo o vice-presidente Manoel Procópio, que as retrações da pesquisa podem aumentar se a reforma da Previdência não for aprovada ainda neste primeiro semestre.
“Quando mudou o governo, tivemos uma grande expectativa, tanto da classe empresarial quanto dos consumidores, que fez com que passasse a ideia de que a economia tivesse retomado a normalidade. Mas isso não aconteceu. Estamos há quatro anos e quatro meses com economia em grande recessão”, avalia o vice-presidente da Fecomércio-MT.
Investimento nas empresas
O subíndice que avalia o Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) permaneceu estável na comparação com maio de 2018, com 114,1 pontos. No entanto, os componentes que medem o nível de Contratação de Funcionários e de Investimento das Empresas caíram 2,7% e 0,7%, respectivamente.
Procópio afirma que para a economia e a confiança do empresário voltar a crescer, a reforma precisa ser aprovada. “Sem passar essa reforma, nenhum empresário vai fazer investimentos. Porque existe exatamente uma dúvida quanto ao futuro da nossa política”.
Expectativa ainda é positiva
Já o subíndice que monitora a Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apresentou melhora de 1,1%, no período de maio de 2018 para maio deste ano, alcançando 171,4 pontos. Dos empresários entrevistados, 93,6% acreditam na melhora da economia e 95,3% na melhora do setor.
O reflexo disso pôde ser observado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do mês de fevereiro deste ano, realizada pelo IBGE, que registrou alta 7,7%, frente a fevereiro de 2018, no volume de vendas para o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Mato Grosso ficou acima da média e em primeiro dentre as unidades federativas do Brasil, com 12,1%.
Gustavo Ourique/Caminho Político
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