Cédula foi lançada pela cidade natal do filósofo crítico do capitalismo para comemorar os 200 anos de seu nascimento. Mais de 100 mil unidades já foram vendidas, tendo grande parte delas sido enviada para a China. Uma nota de 0 euro lançada por ocasião do 200º aniversário do filósofo Karl Marx, famoso por suas críticas ao capitalismo, transformou-se num sucesso de vendas na Alemanha. Mais de 100 mil exemplares da nota já foram vendidos, segundo Hans-Albert Becker, representante da Trier Tourismus und Marketing, empresa responsável pelo turismo em Trier, cidade no sudoeste da Alemanha onde Marx nasceu, em 5 de maio de 1818. A nota de 0 euro foi impressa na cor violeta com um retrato de Marx de um lado e monumentos europeus do outro. A cédula se parece a uma nota verdadeira, com marca d'água e fitas de cobre.
"A nota é campeã de vendas. Ninguém poderia imaginar que ela fosse fazer tanto sucesso", disse Becker à agência de notícias alemã DPA.
Segundo ele, os souvenirs foram enviados para mais de 40 países, da Austrália à América do Sul, tendo conquistado fãs sobretudo na Ásia. "De 25 mil a 30 mil unidades foram certamente para a China", disse.
Alguns clientes chegaram a encomendar mais de 100 exemplares de uma vez, e firmas compraram notas para dar de presente a seus funcionários. Apesar do valor simbólico de 0 euro, cada nota é vendida a três euros.
As obras mais conhecidas e mais influentes de Marx são o Manifesto Comunista, escrito com Friedrich Engels e publicado em 1848, e sua análise do capitalismo O Capital, lançada duas décadas mais tarde.
"O souvenir brinca com a crítica de Marx ao capitalismo", disse Norbert Kaethler, diretor do escritório de turismo de Trier, onde Marx passou seus primeiros 17 anos de vida.
Além da nota, a cidade também lançou outros souvenirs e inaugurou uma controversa estátua de Marx por ocasião dos 200 anos do nascimento do filósofo. A escultura de bronze, que tem 5,50 metros de altura, incluindo o pedestal, e pesa mais 2,3 toneladas, é um presente da China.
LPF/dpa/rtr/cp
Comentários
Postar um comentário