Em 1º de maio de 1887 começava a produção industrial do tempero para sopas na Alemanha. O caldo Maggi foi fruto das experiências vegetarianas de um jovem suíço e rapidamente conquistou o mercado de toda a Europa."Os americanos inventaram a Coca-Cola, os alemães, a Maggi", disse, certa vez, um professor de Artes em Frankfurt. A Maggi é um mito e sinônimo de uma ampla gama de produtos alimentícios industrializados. Os temperos e misturas prontas dessa marca se consagraram como ingredientes básicos da cozinha alemã. Desde 1882, o suíço Julius Maggi, filho de um dono de moinhos, fazia experiências com leguminosas ricas em proteínas. Ele queria desenvolver um alimento barato, nutritivo e possível de ser conservado. Mais tarde, descobriu-se que as proteínas contidas na carne podiam ser substituídas na alimentação diária por refeições de ervilhas e lentilhas. O problema era dar uma forma adequada a esses produtos para sua comercialização. Foi então que Julius Maggi teve a ideia de produzir sopas prontas.
No mesmo ano em que teve essa ideia – 1886 – inventou o tempero de sopa que lhe daria fama mundial. Era o início da era industrial e muitos operários de fábrica sofriam de desnutrição. Julius Maggi desenvolveu um produto rico em proteínas e acessível à classe mais baixa, inicialmente na Suíça, depois em vários outros países.
Etiquetas mantidas
Ele teve a visão empresarial de perceber um nicho de mercado e lançou um produto que correspondia às necessidades da época. A partir de 1886, a Maggi abriu filiais em Paris, Milão, Amsterdã e mantinha depósitos em Berlim, Viena, Londres e Nova York. O próprio Julius desenhou as garrafas de temperos com etiquetas vermelho-amarelas. Já em 1886, criou um escritório de publicidade para seus produtos.
No dia 1º de maio de 1887, o empresário assinou um contrato de aluguel na pequena cidade de Singen, no hoje estado de Baden-Württemberg, onde seriam engarrafados os temperos produzidos na Suíça. Favorecida por incentivos alfandegários, a fábrica de Singen transformou-se em matriz da Maggi na Alemanha.
Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa fusionou com a Nestlé. Durante o milagre econômico alemão, foram desenvolvidos produtos clássicos, como a sopa de carne, tabletes de caldo, o tempero universal Fondor.
Hoje, a empresa tem produtos para todos o gostos, desde comida asiática até diferentes pratos da cozinha italiana, e tenta também conquistar novos consumidores via internet. As receitas dos temperos foram modificadas, ao longo das décadas. O que mudou muito foi o mercado de temperos industrializados, que já não é mais monopólio da Maggi.
(ch/gh)Caminho Político
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