"Agricultura debaterá participação do Brasil em conferência para controle do tabaco"

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute nesta terça-feira (22) a situação atual da cadeia produtiva do tabaco e a posição do Brasil durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 8), que será realizada em Genebra, na Suíça, entre os de 1º e 6 de outubro.
A audiência pública foi pedida pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS). “Esclarecer e debater previamente o posicionamento do País nesse encontro mundial é imprescindível, visto que somos o maior exportador de tabaco em folha do mundo”, disse. Segundo ele, o setor emprega 154 mil produtores, tem 615 mil pessoas envolvidas no meio rural e 40 mil funcionários na indústria. “Nos estados da Região Sul, 619 municípios têm no tabaco uma das principais ou a única fonte de geração de renda”, destaca Moreira.

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco é o primeiro tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a redução do consumo de cigarros e de outros produtos derivados do tabaco. O Brasil ratificou o tratado em 2005.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- representante da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco do Ministério da Saúde; 
- o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Wener;
- o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant;
- o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke; e
- representantes dos ministérios da Agricultura, do Trabalho e Emprego, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre outros.

Confira a lista completa de convidados.
A audiência está prevista para as 14 horas, no auditório Freitas Nobre.
Da Redação - MB

Comentários