"Agricultura promove encontro no Rio Grande do Sul para debater crise na produção leiteira"

A Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza um encontro com prefeituras e representantes do governo do Rio Grande do Sul para debater os problemas enfrentados pelos produtores de leite no estado. O evento acontece nesta segunda-feira (23), às 14 horas, na Câmara de Vereadores da cidade gaúcha de Lajeado.
O encontro foi pedido pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), em razão da queda no preço do leite de 2015 para cá, o que, segundo ele, tem afetado a atividade dos produtores gaúchos, especialmente os pequenos. “A baixa rentabilidade fez com que cerca de 20 mil produtores abandonassem a produção de leite no Rio Grande do Sul. Pouco a pouco, o perfil do produtor acaba mudando. Propriedades familiares, muitas sem renovação, já que os jovens não querem ficar no campo, acabam abandonando a produção de leite. Um dos principais fatores para esse declínio é a importação maciça de leite do Uruguai”, disse o deputado.
Pequenos produtores
Segundo Bohn Gass, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat) aponta que a entrada sem limite de cotas do Uruguai estaria servindo de escoamento do leite do Paraguai e da Argentina, pois as quantidades que chegam ao Rio Grande do Sul não fecham com o total produzido pelo país vizinho. “Esta crise do leite prejudica muito o Rio Grande do Sul, com baixas de pequenos produtores, os quais estariam até mesmo vendendo para abate as vacas ou as repassando para produtores maiores, que têm condições de enfrentar o problema”, disse.
Da Redação - RS

Comentários