No cargo desde 2013, Milos Zeman conquistou mais um mandato após a vitória no segundo turno. Eleição ocorre logo após renúncia do governo do país. O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, foi declarado neste sábado (27/01) como o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais do país, de acordo com os resultados oficiais. O escritório de estatísticas do país apontou que com a contagem já abrangendo 98% dos distritos de votação, Zeman tinha 51,64% dos votos contra 48,35% do seu oponente, o ex-diretor da Academia de Ciências, Jiri Drahos.
O comparecimento foi de 66,5% dos 8,4 milhões dos eleitores do país.
Disputa
O presidente de 73 anos deveu sua liderança graças aos distritos rurais do país. É esperado que os números finais apontem que seu adversário, Drahos, um pró-europeu, tenha conseguido mais apoio entre eleitores mais educados de áreas urbanas
Drahos admitiu a derrota para seus apoiadores alguns minutos depois do resultado ter sido anunciado.
No primeiro turno, no início de janeiro, Zeman havia conquistado 38,56% dos votos em um pleito que incluiu nove candidatos. Drahos ficou em segundo lugar, com 26,60%.
Presidente e premiê alinhados
Um dos deveres do presidente do país é selecionar o primeiro-ministro.
Apesar da queda do governo tcheco nesta semana, que era liderado pelo populista Andrej Babis, Zeman – um ex-primeiro-ministro de esquerda – deu mais uma chance para que seu aliado forme uma nova administração.
Zeman prometeu indicar Babis novamente antes do fim do seu mandato atual, que expira em 8 de março. O primeiro-ministro enfrenta uma série de acusações de fraude e foi derrotado nesta semana em um voto de confiança no Parlamento.
Perfil
Com uma postura pró-Rússia e de defesa do estreitamento dos laços do seu país com a China, Zeman é visto como uma figura controversa na política tcheca.
Ele também é entre os lideres da Europa Oriental um dos maiores críticos da política de imigração da UE, que visa distribuir uniformemente imigrantes e refugiados da África e do Oriente Médio em todo o bloco. Essa retórica anti-imigração e antimuçulmana , porém, tem lhe garantido o apoio de muitos eleitores.
Ele é o terceiro presidente da República Tcheca, depois de Vaclav Havel e Vaclav Klaus. Zeman também foi o primeiro presidente a ser eleito diretamente pela população quando a eleição deixou de ser indireta há cinco anos.
Comentários
Postar um comentário