"Ministro da Saúde avalia situação da saúde no RJ e em SP"

A Comissão de Seguridade Social e Família recebe o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (30). Ele deve explicar aos parlamentares por que o Hospital São Paulo foi excluído do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Esse programa destina-se à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais integrados ao SUS.

Barros foi convidado a pedido dos deputados Ivan Valente (Psol-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Jean Wyllys (Psol-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

O Hospital São Paulo é vinculado à Universidade Federal de São Paulo e vive, segundo os parlamentares, uma dramática crise orçamentária, “fato que decorre da ampliação do número de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas sem o devido acompanhamento de repasses proporcionais de recursos financeiros”. 

A suspensão das transferências de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais agrava a situação da instituição. 

Rio de Janeiro
Barros também será questionado sobre a situação geral dos hospitais públicos do Rio de Janeiro. “Há anos o Ministério da Saúde não realiza concurso público”, reclama Hiran Golçalves lembrando que o deficit de pessoal traz dificuldades crescentes no atendimento da população. 

“Destacamos também o desabastecimento pontual de alguns insumos para o tratamento dos pacientes, como por exemplo, para quimioterapia, e o fechamento de leitos por falta de pessoal”, acrescenta.

A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 9h30.
Da Redação - ND

Comentários