"Burle Marx em Berlim"

Roberto Burle Marx (Imago/Leemage)"Roberto Burle Marx: Modernidade Tropical" é o título da retrospectiva do paisagista brasileiro aberta na capital alemã, cidade onde o filho de um alemão com uma pernambucana inaugurou seu interesse pelas plantas.
De volta à Alemanha
Paisagista brasileiro e inventor do jardim moderno, Roberto Burle Marx volta em forma de retrospectiva à cidade onde iniciou seu interesse pela flora: "Roberto Burle Marx: Tropische Moderne" ("Modernidade Tropical") pode ser vista até 3 de outubro no espaço de exposições Deutsche Bank KunstHalle em Berlim. A mostra já esteve em Nova York e, depois da capital alemã, seguirá para o Rio de Janeiro.
Burle Marx
Filho de Willem Marx, um comerciante alemão judeu, e Cecília Burle, uma pernambucana católica, Roberto Burle Marx (1909-1994) nasceu em São Paulo, mas cresceu no Rio de Janeiro. Seu amor pela flora veio da mãe e, ao longo de sua vida, ele projetou mais de 2 mil jardins e descobriu quase 50 novas espécies de plantas. Na foto, Burle Marx segura a flor "Heliconia hirsuta burle marx ii".
Burle Marx em Berlim
"Roberto Burle Marx: Modernidade Tropical" é o título da retrospectiva do paisagista brasileiro aberta na capital alemã, cidade onde o filho de um alemão com uma pernambucana inaugurou seu interesse pelas plantas.
Um brasileiro na Alemanha
Burle Marx cresceu em ambiente artístico, falava seis línguas e se dedicou à música, cantando como barítono. No final dos anos 1920 seu pai o levou a Berlim para tratamento oftalmológico, onde viveu dois anos. No Jardim Botânico da capital alemã, o artista descobriu a flora brasileira, que os europeus já colecionavam há muito. Na foto, vitórias-régias adornam o jardim da Fazenda Vargem Grande.
Brasilidade
De volta ao Rio de Janeiro, em 1930, Burle Marx estudou pintura na Academia de Belas-Artes. Mas não perdeu o interesse pela botânica. É difícil dizer se a pintura o levou à jardinagem ou vice-versa. Na academia, foi contemporâneo de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Era a época da busca do caráter nacional, da "brasilidade". Na foto: o projeto de paisagismo do Palácio Capanema.

Comentários