"Câmara aprova acordo com a Suécia na área de defesa nacional"

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1º) os termos de acordo internacional firmado entre Brasil e Suécia na área de defesa (Projeto de Decreto Legislativo 553/16). O acordo tem por objetivo estimular a cooperação entre os dois países em assuntos relacionados à defesa nacional, envolvendo áreas como pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, treinamento e instrução militar e aquisição de produtos e serviços nessa área. 

A proposta segue para análise do Senado.

Ainda segundo o texto, os dois países também vão incentivar visitas mútuas de delegações de alto nível; intercâmbio de instrutores e de alunos de instituições militares de ensino; e participação em cursos teóricos e práticos, seminários, conferências, debates e simpósios em instituições dos países.

O relator, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), deu parecer pela constitucionalidade do projeto.

Caça
A aproximação entre Brasil e Suécia para tratar de assuntos relacionados à defesa ganhou destaque em 2013, quando o governo brasileiro acertou a compra de 36 aviões de caça Gripen NG da empresa sueca Saab,depois de 15 anos de negociações.

A versão brasileira do caça começou a ganhar forma em novembro do ano passado na fábrica da Embraer em Galvão Peixoto, interior de São Paulo. A expectativa é que o primeiro avião supersônico desenvolvido no Brasil faça o primeiro voo em 2019. 

Obstrução
Diante do processo de obstrução anunciado mais cedo pelo Psol, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), decidiu encerrar a Ordem do Dia logo após a aprovação do acordo firmado com a Suécia. 

Ramalho lembrou que o entendimento adotado pela Casa é votar nas quintas-feiras, em razão do quórum mais baixo, apenas matérias para as quais haja acordo.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Comentários