‘Teatro de Fantoche’ da Guarda Municipal insere novos contextos educativos em 2017

Pellentesque erat arcuA Guarda Municipal de Várzea Grande, dentre as várias atribuições da corporação vem desenvolvendo por meio da Guarda Cidadã, projetos sociais e educacionais. O ‘Teatro de Fantoche’ é uma atividade que visa ações de prevenção e educação cuja atuação se dá em escolas públicas, privadas e instituições da sociedade civil organizada. As áreas de atuação são educação no trânsito, saúde preventiva, meio ambiente e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O Teatro de Fantoche realizou neste ano, 107 apresentações, atendendo um público de 16,4 mil alunos.

A coordenadora do projeto, Inês Guimarães destaca que um dos  principais objetivos do teatro de fantoche é desenvolver ações sociais nos mais diferentes setores, porém o grupo tem se destacado pela forte emoção com que trata os variados assuntos, ajudando no desenvolvimento sócio-cultural da criança, e ao mesmo tempo na valorização da cultura, nos conceitos morais, civismo, proteção do meio em que vive e cultura da paz.
Guimarães conta que a utilização de bonecos para abordar os diferentes assuntos é uma forma de transmitir mensagens positivas para as crianças, estimulando a concentração e a imaginação. “A atuação dos bonecos estimulam as crianças a adotarem comportamentos e atitudes prudentes, além disso, elas aprendem brincando. A instituição de segurança municipal tem se preocupado também em trazer uma variedade de atividades para o entretenimento dos alunos, sem perder o caráter educativo que a ação do Teatro de Fantoche proporciona”, completou.
Em 2017 o Teatro de Fantoche volta com novos personagens e novos temas a serem abordados, dentre eles, respeito ao idoso, valores morais, maus tratos e violência sexual contra crianças e adolescentes. Vale destacar que as temáticas que foram abordadas durante este ano, como o combate ao Aedes aegypti, educação no trânsito e enfrentamento ás drogas, continuarão inseridas nos conteúdos programáticos dos espetáculos.
 Redação 3688 8237

Comentários