Taques e Marrafon responderam uma série de perguntas e esclareceram dúvidas sobre assuntos que preocupavam a comunidade escolar.Ouvir as demandas da comunidade escolar e debater melhorias para a rede pública de ensino. Estes foram os objetivos de uma reunião entre o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, com os profissionais da educação de Canarana (cerca de 600 km de Cuiabá). O encontro ocorreu neste sábado (12.11), durante a terceira edição da Caravana da Transformação, realizada pelo Governo do Estado. Cerca de 20 professores, além dos diretores das três escolas estaduais do município, participaram da conversa.
Além de receber as demandas estruturais e pedagógicas das unidades escolares, Taques e Marrafon responderam uma série de perguntas dos profissionais e esclareceram dúvidas sobre assuntos que preocupavam a comunidade escolar, como a situação financeira do Estado e as chamadas Parcerias Público-Privadas (PPP). Trataram também de compromissos firmados pelo Governo durante a greve que ocorreu neste ano, como o concurso público para a educação, o qual já teve o processo iniciado.
O governador explicou que a arrecadação do Estado cresceu, mas, em contrapartida, a folha salarial aumentou mais ainda por conta de leis de carreira aprovadas em 2014 e cumpridas pela atual gestão no ano passado. Para se ter ideia, em 2017 Mato Grosso arrecadará R$ 9 bilhões e gastará o mesmo valor com o pagamento dos salários dos servidores públicos. Como as despesas da máquina são altas, os investimentos necessários para o desenvolvimento do Estado ficam comprometidos, pois sobram poucos recursos.
Sobre as PPP’s, de forma aberta e transparente, Taques e Marrafon reafirmaram que as escolas públicas não serão privatizadas e que o projeto que está sendo elaborado hoje visa apenas à parceria para construção de escolas, de modo que não compromete as questões pedagógicas.
“Sou contra privatização de escola. Sou absolutamente favorável à escola pública. Mas não sou a favor que diretores e professores tratem de banheiros entupidos, de tetos caindo ou de goteiras. Isso não é função de professor”, afirmou o governador. Assim que estiver pronto, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) discutirá o projeto com toda a comunidade escolar.O secretário Marco Marrafon aproveitou a ocasião para falar sobre o programa Pró-Escolas, que está em fase final e contemplará os eixos Estrutura, Ensino e Inovação. Enfatizou que a Seduc reconstruirá a primeira escola estadual de Canarana, a 31 de Março, construída na década de 1970, e hoje enfrenta uma série de problemas estruturais que foram agravando ao longo dos anos.
Também acentuou que população e comunidade escolar podem esperar grandes mudanças na educação e uma gestão com diálogo e transparência. “Especialmente hoje foi muito interessante e produtivo, porque tivemos a oportunidade de discutir questões pedagógicas, como projetos, atribuição de pontos, o que podemos melhorar na área de ensino e de inovação no ensino”, garante o secretário, que está à frente da Seduc há pouco mais de cinco meses.
Diálogo
Durante o diálogo com os profissionais, a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual 31 de Março, Dayanne da Silva Rocha, sugeriu alguns caminhos para melhorar a educação no Estado e foi elogiada pelo governador. Taques se levantou e pediu para a educadora se sentar no lugar dele, ao lado do secretário Marrafon, e foi para a cadeira dela, junto aos outros professores, numa brincadeira de inversão de papéis.
“Senti um pouco do peso nas minhas costas porque é realmente uma responsabilidade muito grande governar. Do ‘lado de fora’ não vemos a questão orçamentária, por exemplo, e é difícil, às vezes, percebermos a real situação financeira do Estado”, observou. A professora garante que questões que, até então, preocupavam a classe foram sanadas na reunião, como o boato de que as escolas da rede estadual serão privatizadas. “Todos os pontos foram esclarecidos e hoje saímos daqui com muitas esperanças. O governador e o secretário se mostraram muito abertos a dialogar e aceitar novas sugestões”, ressaltou Dayanne Rocha.A assessora pedagógica de Canarana, Silvia de Moura Faitão, acrescentou que ter as presenças do governador e do secretário no município foi um momento ímpar, uma vez que a ocasião serviu para reforçar o diálogo e reafirmar a parceria entre Seduc e comunidade escolar. “Sabemos que estamos passando por uma crise financeira em todo o país, não é um problema só de Mato Grosso, então hoje os profissionais fizeram perguntas e puderam ter suas dúvidas esclarecidas. Estamos muito felizes, pois a conversa foi bastante produtiva”, garantiu.
Valéria Mendes Moreira, diretora da EE 31 de Março, ressaltou que é muito difícil para os profissionais que ali atuam irem a Cuiabá, afinal são mais de 600 quilômetros separando Capital e município. “Por isso, esse momento é tão importante para nós, tivemos a oportunidade de falar dos nossos anseios e dificuldades e cobrar algumas iniciativas. Quando entrarmos em contato com a Seduc não vai ser mais ‘aquela pessoa daquela cidade’, agora já conhecemos pessoalmente, temos nome e abertura. O diálogo foi aberto e as portas também”, destacou a professora.
Participaram dessa reunião, além do governador e do secretário, o atual prefeito de Canarana, Evaldo Osvaldo Diehl, e o prefeito eleito, Fábio Faria.
Palestra
Antes da reunião com os profissionais, Taques e Marrafon conversaram com outro grupo de professores que estavam assistindo a palestra Paz nas Escolas, ministrada por uma servidora da Seduc.
Camila Cecílio | Seduc-MT
Comentários
Postar um comentário