"Plenarinho promove eleição virtual para vereador destinada ao público infantojuvenil"

No projeto Eleitor Mirim 2016, cinco candidatos idealizados por escolas disputam a vaga de vereador de Plenarópolis, cidade criada pelo portal infantil da Câmara dos Deputados. Eleição começa nesta segunda-feira (3).
Divulgação
Política - crianças - Plenarinho - Eleição mirim 2016
Site infantil da Câmara promove a conscientização sobre a importância da participação na vida política
O público infantojuvenil de todo o País poderá participar, a partir desta segunda-feira (3), do projeto Eleitor Mirim 2016 do Plenarinho, o portal infantil da Câmara dos Deputados.
Assim como ocorre nas eleições municipais, em que adultos escolhem seus representantes, crianças e adolescentes poderão eleger o vereador de Plenarópolis, a cidade criada pelo Plenarinho. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância da participação na vida política.
Os cinco candidatos que estão na disputa foram selecionados pela equipe do Plenarinho entre as várias sugestões enviadas por escolas de todo o Brasil. Eles terão direito à campanha eleitoral e a urna eletrônica.
Os eleitores mirins também poderão fazer campanha compartilhando o banner digital do seu candidato favorito, via e-mail ou redes sociais, com o slogan #pesquiseconheçavote.

Votação
O horário eleitoral com os vídeos dos candidatos e a urna virtual estarão no ar entre os dias 3 e 30 de outubro, no Portal do Plenarinho (www.plenarinho.leg.br).

A urna eletrônica virtual também estará disponível a partir de segunda (3) em computadores no Palácio do Congresso Nacional. Assim, as crianças e os adolescentes que participarem da visitação institucional poderão votar no candidato de sua preferência. Eles também receberão o título de eleitor mirim. O resultado da eleição será divulgado no dia 31 de outubro.
Sobre o Eleitor Mirim
O Eleitor Mirim é um programa do Plenarinho realizado nos anos eleitorais, com a parceria de professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam de forma divertida os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento, entre outros. Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. No Eleitor Mirim de 2014, foram registrados mais de 38 mil votos.
Da Redação - NA

Comentários