"Psol cobra votação do pedido de cassação de Eduardo Cunha"

Resultado de imagem para psolA bancada do Psol na Câmara dos Deputados aproveitou a proximidade da Olimpíada do Rio de Janeiro para criticar políticos que, segundo os parlamentares do partido, vêm favorecendo o adiamento da votação do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na manhã desta quarta-feira (3), deputados do Psol montaram no Salão Verde da Câmara uma estrutura que chamaram de "pódio da cumplicidade". O primeiro lugar trazia o nome do presidente da Casa, Rodrigo Maia. Em seguida, aparecia o nome do presidente em exercício da República, Michel Temer e, em terceiro lugar, os "líderes omissos".

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), disse acreditar que exista um acordo para a votação do processo ainda não ter sido marcada, já que pelo menos dez líderes teriam se posicionado favoravelmente à inclusão do pedido de cassação na pauta do Plenário. "Eduardo Cunha ameaça a todos. Eles não querem a cassação agora, porque ele [Cunha] pode abrir o jogo: fazer uma delação premiada ou sair atirando. Significa que pode atingir diretamente o coração do governo, o próprio presidente interino e vários líderes", disse Valente.
O presidente Rodrigo Maia negou estar protegendo Cunha e disse que na democracia cada um "faz a manifestação que achar por bem". A prioridade, segundo Maia, é superar a crise econômica pela qual o Brasil passa.
"A Casa tem uma agenda, uma prioridade, e está cumprindo, que é tirar o Brasil da crise. Alguns querem construir, outros querem destruir. Eu quero construir. Nós temos a leitura do caso do Eduardo na semana que vem. Vamos votar o 257 [Projeto de Lei Complementar 257/16, sobre a renegociação das dívidas dos estados com a União] na semana que vem. Vamos tentar, inclusive, votar o pré-sal [PL 4567/16, que retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única dos blocos contratados pelo regime de partilha em áreas do pré-sal]. A gente vai dar uma sinalização importante para o Brasil de que a Câmara está colaborando com a superação da crise econômica. Há mais de 11 milhões de desempregados no País", afirmou o presidente.
Tramitação
O processo contra Eduardo Cunha tramita na Câmara desde novembro e agora aguarda inclusão na pauta do Plenário. O presidente Rodrigo Maia anunciou que fará na próxima segunda-feira (8) a leitura, em Plenário, da decisão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) contra o recurso de Cunha sobre a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de recomendar a sua cassação. 

Segundo o Código de Ética, que faz parte do Regimento Interno da Câmara, uma vez feitas a leitura e a publicação do parecer do Conselho de Ética pela perda do mandato, a matéria deverá ser incluída na Ordem do Dia do Plenário dentro de duas sessões. Rodrigo Maia disse que a votação será concluída antes das eleições municipais de outubro.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – João Pitella Junior

Comentários