"CCJ aprova proposta que inclui fósseis entre os bens da União"

Pelo texto aprovado, estrangeiros também poderão pesquisar e até coletar materiais fósseis desde que haja a coparticipação de instituição brasileira.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (2) proposta do Senado que inclui entre os bens da União qualquer material fóssil localizado em território brasileiro. Pelo texto, esse material passa a integrar o patrimônio cultural e natural brasileiro.
Alex Ferreira
Reunião da Comissão Mista que analisa a MP 703/15, que modificou as regras para os acordos de leniência entre a administração pública e empresas acusadas de cometer irregularidades. Dep. Paulo Teixeira (PT-SP)
Teixeira: proposta amplia a proteção a sítios arqueológicos nacionais
Relator na comissão, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) recomendou a aprovação da proposta – Projeto de Lei 7420/10 – com a emenda da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que responsabiliza o Ministério da Ciência e Tecnologia pela avaliação e autorização da pesquisa e da coleta de material fóssil por estrangeiros assim como pela supervisão dos resultados.

Os fósseis são registros de vida pré-histórica, inclusive partes de organismos, preservados em diversos materiais, especialmente rochas. 

Teixeira apresentou parecer pela constitucionalidade do projeto, que segundo ele, “não viola princípios e normas da Constituição Federal”. De acordo com o relator, o texto, pelo contrário, reforça a proteção a sítios de valor arqueológico e pré-histórico localizados no País.

O texto aprovado também determina que a pesquisa e a coleta de material fóssil realizada por estrangeiros só serão autorizadas se houver coparticipação e corresponsabilidade de instituição brasileira “de elevado e reconhecido conceito técnico-científico”, atestado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que deverá acompanhar e fiscalizar as atividades exercidas pelos estrangeiros.

Tramitação
O projeto segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Comentários