“Laços Maternos” proporciona atenção e cuidado à gestante

Pellentesque erat arcuToda gestante, seja ela mãe de primeira viagem ou não, tem muitas dúvidas quanto aos cuidados que deverá ter com seu bebê, assim, pensando em orientá-las, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social implantou o projeto Social em 2015 “Laços Maternos”, que consiste em oferecer acompanhamento pré-natal durante os nove meses de gestação, capacitação e a entrega de kits de enxoval às gestantes atendidas no município pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Nesta tarde de quinta-feira (14), foi realizado a cerimônia de encerramento da primeira etapa de 2016, na Igreja Batista Pedra Viva no bairro São Mateus, com a participação de 120 gestantes de 8 bairros de Várzea Grande.

Por meio das ações sociais da Prefeitura, as gestantes passam por consultas periódicas com especialistas nas unidades de saúde do município, além de participarem de palestras educativas, que abordam vários temas como aleitamento materno, saúde bucal do bebê, nutrição, entre outros. Elas também são acompanhadas por ginecologista, obstetra, psicólogo e nutricionista, além de contarem com realização de exames laboratoriais, orientações e esclarecimentos de dúvidas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins o projeto foi idealizado pela atual gestão e constitui-se em um trabalho socioeducativo, de caráter interdisciplinar, comungando ações das políticas sociais de assistência social e saúde do município, além de contribuir para a garantia dos direitos das gestantes e de suas futuras crianças. “A Administração Pública oferece todo o apoio necessário para que as mães tenham um parto humanizado e continuará dando todo apoio para que nossas crianças tenham uma excelente qualidade de vida e, para isso, frequentemente, promoveremos cursos para capacitar as futuras mamães para este momento tão importante de suas vidas”, destaca a secretária.
“Esse é um programa social muito importante para as gestantes de nosso município. A nossa preocupação é com as mamães e seus filhos, por isso, procuramos fazer todo o acompanhamento desde o primeiro mês de gravidez até o nascimento do bebê. Para isso, a Prefeitura não tem medido esforços e tem aplicado recursos para atendê-las da melhor maneira possível. Este programa não se resume na entrega dos kits de enxoval, mas temos algo muito maior, que é a nossa preocupação em fazermos um trabalho de informação, capacitação, cuidado e acompanhamento direcionado a todas essas futuras mães”, explica a coordenadora do projeto, Bernadete Miranda.
A grávida de 6 meses, Jobiana Roberta de Arruda, que está a espera de sua filha Maria Valentina de Arruda, reconheceu a importância social do programa. “Estou muito feliz por estar sendo beneficiada por este programa que é muito importante. Como somos pessoas simples e temos uma renda muito pequena esse programa nos ajuda bastante e nos dá mais tranquilidade”, diz.
O curso tem duração de quatro meses, sendo que nos dois primeiros as futuras mamães têm aulas de artesanato para que possam fazer manualmente o enxoval do bebê, como cueiros, lembrancinhas, entre outros. No último mês, as gestantes participam de palestras com profissionais da saúde para que sejam orientadas quanto ao parto, aos cuidados com o bebê, sobre a importância da vacinação, entre outros benefícios. As participantes ainda recebem instruções sobre os direitos da gestante, licença maternidade e inscrição em programas sociais.
As participantes do projeto “Laços Maternos” tiveram também neste ciclo de formação palestras sobre aspectos emocionais da gestação, aleitamento materno, depressão pós-parto, alimentação saudável e cuidados com bebê e motivacional.

Comentários