"Comissão debate estudo do Ipea sobre sistema tributário"

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (12), a segunda audiência pública para discutir o sistema tributário nacional. 
De acordo com deputado Izalci (PSDB-DF), que propôs a realização do debate, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ressalta a necessidade de a União modernizar o sistema tributário. A primeira audiência ocorreu na semana passada, com os autores do estudo.
O estudo, intitulado “Movimentação Financeira: a base sólida para incidência de um imposto socialmente justo”, afirma que o governo federal “tem a obrigação de apresentar à sociedade brasileira uma proposta de reforma tributária que simplifique o processo de arrecadação atual, possibilite o aumento desta, combata a sonegação com a redução de impostos e justiça social.”

Segundo o estudo, o Sistema Tributário Nacional deve se escudar nos pilares do Imposto sobre Movimentação Financeira, do Ajuste Anual de Renda e do Imposto sobre Produtos Importados.
Izalci ressalta ainda que “o estudo traça comparações do nosso sistema tributário com o de outros países” e pode basear a discussão sobre um sistema tributário mais justo, fiscal e socialmente.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Élson Póvoa;
- o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana;
- o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cleber Roberto Pires;
- o diretor-presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista), Roberto Gomide;
- o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), Aldo Ramalho; e
- o diretor da área de Análise Social e Inteligência de Mercado da Tendências Consultoria Integrada S/S Ltda, Adriano Pitoli.

A audiência ocorrerá às 14h30, no plenário 4.
Da Redação - MB

Comentários