"Comissão de Agricultura vai debater contrabando de cigarros"

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove na terça-feira (12) audiência pública para debater as medidas a serem tomadas para combater o contrabando de cigarros.
O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que solicitou o debate, ressaltou pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) intitulada ‘O Custo do Contrabando’. O objetivo da pesquisa é analisar os principais impactos do contrabando para a sociedade brasileira, tendo como foco os 10 produtos mais contrabandeados do Paraguai para o Brasil.
De acordo com o levantamento, apenas entre 5% e 10% das mercadorias de contrabando que entram no País são apreendidas; aproximadamente 15 mil pessoas estejam envolvidas diretamente com a atividade do contrabando apenas na região de Foz do Iguaçu; e o cigarro é campeão do contrabando, respondendo por mais de 67% dos produtos que atravessam ilegalmente as fronteiras, o que equivale a R$ 6,4 bilhões em perdas da indústria e evasão fiscal.

Convidados
Foram convidados para o debate

  • o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ronaldo Lázaro Medina;
  • o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Fumo Abifumo (Carlos Galant);
  • o presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Barros;
  • o presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP), Edson Vismona;e
  • o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; e o
    representante do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Fernando Bonfiglio.
A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 6.
Da Redação - RCA

Comentários