"Bandeira do EI é achada no quarto de jovem que atacou trem na Baviera"

Já pela manhã, policiais buscam pistas que possam ajudar a esclarecer motivação do ataqueRefugiado de 17 anos atacou com faca e machado os passageiros de um trem regional em Würzburg, no sul da Alemanha, deixando cinco feridos. "Estado Islâmico" reivindica atentado.Uma bandeira do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI), pintada a mão, foi encontrada nesta terça-feira (19/07) no quarto do jovem afegão que atacou, a facadas e machadadas, passageiros num trem no sul da Alemanha na noite anterior, deixando cinco feridos.
A organização extremista divulgou uma nota, através de sua agência de notícias (Aamaq), reivindicando a autoria do atentado e chamando o autor do ataque de um "guerreiro do Estado Islâmico".
Segundo o secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, há relatos de que o agressor teria gritado palavras em árabe – Allahu akbar (Deus é grande). Pelo que se sabe até o momento, ele agiu sozinho.
As investigações vão determinar se ele tinha contato com possíveis cúmplices e quais as suas motivações, afirmou o secretário. "Não vou participar de qualquer tipo de especulação", disse Herrmann à emissora ZDF.
Mais tarde, o secretário do Interior da Baviera afirmou que, até o momento, os investigadores não encontraram indícios de ligação entre o jovem afegão e grupos terroristas, como "Estado Islâmico".
Segundo ele, além da bandeira do "Estado Islâmico", no quarto do agressor foi encontrado também um documento escrito em pachto, parte em alfabeto árabe e parte no alfabeto latino, que pode ser uma carta de despedida. Esses objetos podem indicar que o jovem se radicalizou em curto espaço de tempo e por conta própria, disse o secretário.
Herrmann disse que não havia sinais de que o jovem tivesse se radicalizado. Conhecidos o descreveram como um muçulmano crente, sem aparência de fanático ou radical, disse o secretário. O jovem afegão seria uma pessoa calma e equilibrada, segundo as primeiras descrições. Ele frequentaria a mesquita principalmente em feriados religiosos.
O jovem que executou o ataque tinha 17 anos e era um refugiado vindo do Afeganistão. Ele chegou à Alemanha havia dois anos e recebeu refúgio como menor desacompanhado. Ele morou durante um tempo num abrigo em Ochsenfurt e, nas últimas semanas, morava com uma família.
DW

Comentários