Tramita na Câmara projeto que torna obrigatório que órgãos públicos promovam vistoria periódica nos prédios que ocupem, de modo a viabilizar o controle do consumo de água e apurar a existência de eventuais desperdícios (PL 793/15). A proposta, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), também inclui no texto as entidades integrantes da Administração pública.
Gilmar Felix
Rômulo Gouveia: é inadmissível que o Poder Público mantenha descaso com vazamentos e desperdício de água em edifícios sob sua responsabilidade
De acordo com o parlamentar, atualmente há falta de planejamento na utilização dos recursos naturais, sendo inadmissível que o Poder Público mantenha descaso com vazamentos e desperdício de água em edifícios sob sua responsabilidade.
“O Poder Público, como administrador dos recursos hídricos e força motriz das grandes mudanças sociais, deve ser o protagonista na adoção de medidas sustentáveis compatíveis com a nova realidade em que vive o País e o mundo”, defendeu Gouveia.
O texto estabelece critérios gerais para a realização obrigatória da Auto Vistoria de Consumo Predial de Água (AVCPA) e respectivo Relatório de Consumo Predial de Água (RCPA).
Dados coletados
Segundo o projeto, a AVCPA deverá coletar, minimamente, os seguintes dados:
- indicador de consumo do período;
- perda por vazamentos visíveis;
- índice de perda por vazamentos visíveis;
- perda por vazamentos invisíveis;
- índice de perda por vazamentos invisíveis;
- índice de vazamentos; e
- procedimentos dos usuários do edifício quanto ao consumo de água.
Já o RCPA, segundo a proposta, deve conter todos os resultados da AVCPA, e considerar medidas de otimização do consumo e de redução do desperdício de água no edifício como campanhas educativas e de conscientização dos usuários; correção de vazamentos; substituição de sistemas convencionais por sistemas economizadores de água; entre outros procedimentos.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo
Comentários
Postar um comentário