"Bancadas do PT e PCdoB e outros aliados acompanharam discursos de Dilma"

Após notificação de afastamento da Presidência da República, Dilma Rousseff discursa na saída do Palácio do PlanaltoCentenas de manifestantes favoráveis a Dilma Rousseff ocuparam a frente do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (12). Toda a bancada do PT e do PCdoB na Câmara e outros deputados aliados acompanharam a presidente durante os dois pronunciamentos desta quinta-feira: o oficial à imprensa, no Palácio do Planalto; e o do lado de fora, dirigido aos manifestantes que a esperavam na Praça dos Três Poderes.
Muitos movimentos sociais de mulheres levaram flores para a presidente. Dilma Rousseff ouviu aplausos enquanto discursavas e gritos de "Fora Temer", "Dilma guerreira" e "Resiste", numa referência ao pronunciamento no qual ela afirma que vai resistir e lutar pela democracia e contra o golpe. Estavam lá muitos jornalistas e equipes de televisão do mundo todo.
“Guerreira”
Em seguida ao discurso oficial, o deputado Bohn Gass (PT-RS) estava emocionado: "A presidenta é uma guerreira. Ela sofreu na ditadura. Ela é uma lutadora social. Ela foi eleita pelo povo brasileiro e está sendo destituída por um Parlamento que nas suas maiores contribuições para suas eleições tiveram o poder econômico dos ricos deste País. Todos nós estamos muito tristes. Ninguém fica alegre com uma injustiça".

“Coxinhas”
O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) estava junto dos manifestantes em frente ao Palácio do Planalto e aplaudiu a postura de Dilma Rousseff. "Ela mostra para os coxinhas, os adversários, que não é morredora. Não está chorando. Não está se fazendo de vítima e vai pra cima. Agora, eu quero ver se o Temer, o golpista, vai ter essa massa aqui - a não ser que seja comprada, a não ser que seja trazendo ônibus. Aqui, não! Nós estamos aqui pra apoiar a presidenta a público."

“Mais do mesmo”
Na Câmara, oposicionistas a Dilma Rousseff comentaram o discurso da presidente. O líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), considerou mais do mesmo. "Blá, blá, blá, trololó... Ela perdeu uma grande oportunidade para pedir desculpas a milhões de brasileiros pelos erros cometidos, pelas mentiras colocadas na campanha de 2014, pelos milhões de desempregados por conta dos seus erros trágicos na economia, pelo retorno da inflação, pela perda de renda das famílias brasileiras. De maneira que o que ela falou ali são palavras ao vento que vão desaparecer rapidamente porque não tem nenhum conteúdo, não tem nenhuma substância."

Denúncias
O líder do Democratas, deputado Pauderney Avelino (AM), falou das denúncias de corrupção: "Nomeados os ministros, por ela, estão envolvidos por corrupção e o Brasil inteiro não tinha conhecimento da dimensão dessa corrupção e, aliada à incompetência, eleva a esse estado de coisas que nós estamos vivendo no Brasil. O Brasil está derretendo. A economia está andando para trás há três anos, o desemprego, empresas fechando as portas".

Também estavam com Dilma Rousseff os ministros que compuseram seu governo. Do lado de fora, no discurso para os manifestantes, o ex-presidente Lula estava ao seu lado. Dilma Rousseff não desceu a rampa do Palácio do Planalto, mas discursou em frente à rampa bem próxima dos manifestantes.
Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Newton Araújo

Comentários