"Centenas de fieis participam da abertura oficial dos festejos a Nossa Senhora da Guia"

Em uma celebração solene marcada pela fé de centenas de devotos deram início às comemorações em homenagem à padroeira de Várzea Grande, nos seus 149 anos, de devoção, cultura e fé, Nossa Senhora da Guia. Na alvorada desta manhã (4), a imagem de Nossa Senhora saiu da igreja matriz para percorrer as ruas da cidade em procissão, reunindo centenas de fieis devotos à mãe de Jesus e sendo recepcionada na primeira igreja construída em Várzea Grande e que deu origem à devoção do varzeagrandense, a igreja de Nossa Senhora da Guia, no Centro da cidade.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou da missa solene de abertura dos festejos que por dois meses irão mobilizar a comunidade católica local. A missa solene foi conduzida pelo novo pároco, padre Marcos Reis, acompanhado pelos padres Nilvo Moretto, Valteir de Souza e Acimar Magalhães. Os reis da festa e alferes de bandeiras abriram a solenidade católica.
Se baseando nas palavras do evangelho citadas pelo padre Marcos Reis, referentes aos primeiro e segundo mandamentos do catolicismo, a prefeita Lucimar, no uso da palavra, disse que “Eu amo a Deus como ao próximo. A Mãe que nos guia e conduz nossas vidas me dá forças e graças para governar e administrar a nossa cidade. Hoje, aqui, nos reunimos em torno da fé. Sinto-me feliz em participar da missa em homenagem à Padroeira da nossa cidade. É comovente ver a igreja repleta de fieis que vieram em adoração à Mãe de Jesus”.
A devota de Nossa Senhora da Guia, Lourdes dos Santos, disse que a abertura da festa é um momento de grande emoção e muito esperada. “Lembramos da importância de mantermos esta tradição centenária que passa de geração à geração, como na minha família, devota à Nossa Senhora da Guia. É importante buscarmos o fortalecimento de nossa fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e no poder de Nossa Senhora. Das curas que têm acontecido em nosso meio familiar”.
O padre Marcos Reis, baiano e recém-chegado a Várzea Grande, disse que tem devoção incomensurável à Mãe de Jesus. “O que me chamou à atenção foi a tradição da cidade de tirar a imagem de Nossa Senhora da matriz e trazê-la, em procissão, para a igreja de origem, mantendo assim as tradições de fé de do seu povo. O coração materno da Mãe de Jesus deve ser espelhado para os dias atuais e renovando a fé do catolicismo”.
A programação da festa de Nossa Senhora da Guia contará com missas diárias, passagem da bandeira, visita as paróquias, novenário e terminará no dia 07 e 08 de maio com solenidades finais com a grande e tradicional procissão, apresentação cultural, missa festiva, festival de prêmios, entre outros.
SECOM VG

Comentários