"Saúde avança e dá salto de qualidade no atendimento com a entrega de obras, diz Cassius Clay"

A prefeitura de Várzea Grande entrega a reforma do bloco A do Hospital Municipal, Pronto Socorro e Maternidade da cidade que compreende obras e reformas do centro cirúrgico e ortopedia, na segunda quinzena deste mês. A próxima fase inclui sala de observação, internação e hall de entrada da unidade. As obras iniciadas em julho estão sendo realizadas por bloco.
“Na medida em que um setor vai sendo concluído outro será iniciado. As obras respeitam as normas e as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Gradativamente, o Pronto Socorro de Várzea Grande vai se tornar modelo em atendimento à população no conceito da humanização da rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o secretário de Saúde do Município, Cassius Clay.  

O secretário reforçou que a unidade atende cerca de 800 pacientes ao dia, sendo 40% da demanda vinda da Capital, Baixada Cuiabana e do Norte do Estado. Além disso, a rotina de urgência e emergência se completa com a constante lotação dos 176 leitos de internação. “A demanda que nos chega é sempre muito grande, até porque trabalhamos de portas abertas e somos um hospital e não somente uma referência em emergências”.
No PS de Várzea Grande, pacientes reconhecem os avanços. Dona Marilza Marques da Silva, moradora do bairro da Manga, estava acompanhando a sogra, dona Iracilda Mendes. A internação da idosa foi feita na noite de sábado, suspeita de problemas na vesícula, e ela segue em observação, já que a idade avançada a impede de se submeter a uma cirurgia. ”Fomos bem atendidas ao chegarmos aqui. Estamos agora aguardando o diagnóstico”.
Dona Cecília Silva, moradora da Cohab Dom Orlando Chaves, estava reclamando de muitas dores pelo corpo e disse que foi atendida de forma rápida. “Estou no soro com medicação e a dor está cedendo. Vou retornar ao médico daqui a pouco e ver os próximos procedimentos”.
Aparecida Caetano Boa Sorte, moradora do Jardim Marajoara II, também estava reclamando de dores musculares, especialmente na nuca. Foi atendida, medicada e estava sob observação até a liberação dos exames laboratoriais, que foram feitos dentro da unidade.
Na saúde pública, como lembrou o secretário, os investimentos têm sido constantes para assegurar melhorias no setor. Há cerca de duas semanas, a prefeitura entregou 11 ventiladores pulmonares (respiradores) e um arco cirúrgico. Para aquisição dos equipamentos foram investidos mais de R$ 616 mil para atender às necessidades do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.
“As aquisições desses importantes instrumentos irão atender demandas diárias e expressivas da unidade. São investimentos necessários para que a saúde pública possa atender o cidadão, visando o bem maior que é o cuidado da saúde da nossa população”, disse Cassius Clay.

Comentários