"Fé e devoção marcam festividades alusivas ao Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Várzea Grande"

“A mola propulsora, a força da Fé”, assim definem os moradores do distrito Passagem da Conceição, a padroeira da comunidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Com muitas histórias de graças concedidas, o senhor Adenel da Silva, 75 anos, um dos moradores mais antigos da região, é exemplo de história de devoção. Conta que quando acorda, o primeiro ato é rezar e pedir proteção à “Mãe da Divina Providência”, como nomina Nossa Senhora. Sua história é contada e lembrada pelos filhos e netos. “Aos nove anos de idade, teve que ir à cidade para buscar remédio para seu irmão de dois anos, que estava muito doente. No caminho formou-se uma forte tempestade, e ele, à pé, caminhou pela várzea onde a boiada passava, que em tempo de chuvas alagava rapidamente.
A água já estava subindo aos seus pés. Ajoelhou-se e pediu proteção à Nossa Senhora. “Um clarão se formou e o caminho se abriu. Cheguei em casa seco, nem a água da forte chuva me molhou. Salvei a vida do meu irmão com o remédio que consegui trazer. É uma história real, que cada vez que conto me arrepio”, disse ele emocionado.
Na comunidade da Passagem da Conceição hoje é dia de festa em comemoração ao feriado santo, de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou dos festejos religiosos na manhã desta terça (8), acompanhando a procissão, que iniciou o ato recolhendo os festeiros de casa em casa, para caminharem juntos até o local da realização da Santa Missa. As casas enfeitadas com altares recepcionaram a passagem da Imagem de Nossa Senhora. Na casa de dona Maria José da Conceição, 66 anos, também moradora pioneira da comunidade, onde nasceu e se criou, chamou a atenção a decoração e os dizeres no cartaz, que busca resgatar e não deixar as tradições caírem no esquecimento. Diz o trecho...“O resgate de ações simples promovem a paz e fortalecem a religião, a família, o caráter e a amizade....”. Segundo dona Maria José, os moradores natos da comunidade têm como missão preservar as tradições e a cultura da localidade. “A decoração e o cartaz foram a forma encontrada para despertar as novas gerações de que uma comunidade unida ganha respeito e as tradições se seguem. Estão registradas. A nossa comunidade possui 200 anos de história e tradição. Fundada em 1813, temos o dever de contar as histórias, principalmente as de fé em Nossa Senhora da Conceição”.
A prefeita Lucimar Campos disse que estar presente na maior festa religiosa da comunidade é também contribuir na propagação das tradições religiosas e culturais da Passagem da Conceição. “Sempre digo que a união e a força das famílias transformam uma cidade. Ninguém constrói nada sozinho. O sucesso é a soma de esforços para alcançar o bem comum. Tenho como princípio administrar com parcerias e tornar Várzea Grande a cidade que todos querem morar. Esta comunidade é um exemplo de unidade e reunião das famílias. Hoje nos reunimos pela fé cristã”, disse a prefeita.
Dona Janete Bárbara da Silva, 69 anos, filha da terra, disse que saiu ontem do hospital e pediu muito para Nossa Senhora da Conceição, para que pudesse acompanhar a procissão no dia de hoje. “Nunca perdi uma procissão, desde criança participo. Esta foi mais uma graça que recebo da Mãe de Jesus. Estava internada há um mês, com problemas no estômago. Estava cansada de ficar no hospital e hoje, com a graça de Nossa Senhora, estou aqui na minha comunidade agradecendo mais uma vez, por tudo o que Ela tem feito pela minha família. Meus pais e netos são todos devotos”, disse dona Janete.
Os festeiros deste ano são: Denovan Miranda da Silva Campos (juiz), Lenise de Campos (juíza), Carlos Eduardo da Conceição (juizinho de ramalhete), Manuela Blank de Campos (juizinha de ramalhete), Anderson José Assunção da Conceição (capitão de mastro) e Jucileide de Campos (alferes da bandeira).

Comentários