"Comissões debatem perspectivas para carreira de desenvolvimento de políticas sociais"

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizam audiência pública conjunta hoje para debater as perspectivas futuras para a carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais.
O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), afirmou que a profissionalização dessa função na administração pública é fundamental para consolidar as políticas sociais como políticas de Estado.
No entanto, ele alerta que exercer bem o apoio e amparo às áreas sociais “exige a qualificação da força de trabalho no serviço público, suprindo a carência histórica de carreiras estruturadas neste setor e a ausência de recursos humanos aptos a exercer atribuições na área”.
Atualmente, a carreira conta com cerca de 830 servidores que ingressaram no serviço público por meio de concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O deputado destaca que os profissionais são altamente qualificados, sendo que 66% possuem especialização e cerca de 40% possuem mestrado.
Mas Eduardo Barbosa alerta que “indefinições sobre parâmetros para a progressão, além de remuneração defasada em relação a outras carreiras similares, tem levado a um aumento expressivo na evasão destes profissionais”.
Convidados
Foram convidados para o debate:
- o secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Genildo Lins; 
- representante da Casa Civil da Presidência da República; e
- representante da Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento Social (Andeps).

A reunião está marcada para 14h30, no plenário 7.
Da Redação - MT

Comentários