O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou ontem (29) aumento das taxas de juros do crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são da edição desta sexta-feira (30) do jornal O Globo.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, para empréstimo pessoal, o teto passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, vai de 3,06% para 3,36%.
O aumento da taxa de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas está sendo debatido pelo Conselho Nacional de Previdência Social desde maio deste ano. De acordo com o Ministério da Previdência, o aumento pedido por bancos e financeiras era maior ainda, mas não foi aceito.
O Banco Central (BC) começou a elevar os juros básicos em outubro do ano passado, a fim de tentar segurar o avanço da inflação. Em julho, a taxa básica de juros, Selic, chegou a 14,25%.
Segundo levantamento do economista da Infinity Asset Management Jason Vieira, em parceria com o site Money You, o Brasil continua sendo o país com a maior taxa de juro real entre 40 nações. Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, o juro real no Brasil é de 7,43%.
A reportagem informou que a mudança passa a valer após a publicação no Diário Oficial da União, o que está previsto para os próximos dias.
Comentários
Postar um comentário