"Debatedores pedem políticas públicas de incentivo ao turismo LGBTT"

A importância do turismo LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) foi tema da audiência pública realizada, na quarta-feira (14), pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O ramo tem crescido em todo mundo e chega a movimentar cerca de 68 bilhões de dólares nos Estados Unidos.
No Brasil, os destinos mais procurados por esses grupos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Búzios, Fortaleza, Porto Seguro, Salvador, Recife e Juiz de Fora, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
A presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS, Marta Chiesa, informou que esse público procura visitar locais onde as políticas públicas de apoio à comunidade LGBTT estão bem consolidadas, como em outros países da América do Sul e na Europa. Para ela, é preciso criar guias que indiquem os lugares "gay-friendly" no Brasil.
A coordenadora-geral de promoção dos direitos LGBTT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Symmy Larrat, também destacou a necessidade de ações governamentais no País que garantam os direitos dessa população. Assim, ressaltou ela, haveria um crescimento do turismo interno.
Reprodução/TV Câmara
dep. Luizianne Lins
Luizianne Lins: incentivo ao turismo LGBTT envolve questões comerciais e o combate à homofobia
A deputada Luizianne Lins (PT-CE), que propôs a reunião, afirmou que o incentivo ao turismo LGBTT não envolve apenas questões econômicas, mas também o combate à homofobia. “É um segmento que hoje movimenta muitos recursos e gera divisas no Brasil e no mundo. Trata-se de um público que precisa ser tratado sempre com respeito e que busca um turismo qualificado”, frisou.
Parceria
Segundo a coordenadora-geral substituta de Programas de Incentivo a Viagens do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, o órgão tem realizado ações para promover o turismo LGBTT. "Em parceria com Associação Brasileira de Turismo e da Embrater, temos procurado sensibilizar gestores, estruturar o segmento e posicionar destinos como ‘gay-friendly’”, citou. Lehmann acrescentou que o ministério estuda a elaboração de uma cartilha de bolso a ser distribuída a profissionais do turismo sobre a melhor forma de atender o público LGBTT.

A Comissão de Turismo deve ser criar um grupo de trabalho para continuar discutindo os assuntos abordados na audiência.
Reportagem – Ana Gabriela Braz
Edição – Marcelo Oliveira

Comentários