"Kassab admite que crise reduz ritmo do Minha Casa Minha Vida"

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reconheceu há pouco, na Câmara, que a crise econômica diminui a velocidade da execução do programa Minha Casa Minha Vida. “É evidente que há diferença nas fases 1 e 2 do programa. Mas a primeira e a segunda fase já entregaram mais de 2,6 milhões de unidades e tem recursos assegurados para o restante que falta, cerca de 1,5 milhão”, afirmou o ministro.
Kassab participa de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano para esclarecer a liberação de recursos para o programa Minha Casa Minha Vida.
Com relação à terceira fase do programa, o ministro afirmou que ela não poderia ser lançada sem que seja resolvida e equacionada a questão do pagamento das obras do Minha Casa, Minha Vida 2 que estão em andamento. Kassab destacou, no entanto, que assim que as circunstâncias da economia melhorarem, a partir do próximo ano, o ministério pode trabalhar com a entrega da fase 3 em 2020.
Questionado pelo presidente da comissão, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), e pelo autor do requerimento, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), sobre os atrasos dos pagamentos das obras, o secretário-executivo do ministério, Elton Santafé Zacarias, garantiu que em outubro todas as pendências serão quitadas.
Marun cobrou ainda uma programação financeira do ministério para quitar os pagamentos do programa que atende municípios com menos de 50 mil habitantes. De acordo com o deputado, é uma forma de as empresas serem motivadas a terminar seu trabalho para garantir a conclusão das obras.
A audiência continua no Plenário 8.
Reportagem - Luiz Gustavo Xavier
Edição - Sandra Crespo

Comentários