"Comissões do Parlamento Latino-Americano estão reunidas no Brasil"

Até esta quinta-feira (20), o Brasil sedia as reuniões do Parlatino, o Parlamento Latino-Americano. Estão presentes cerca de 70 parlamentares dos 23 países que compõem o grupo para participar de um ciclo de reuniões promovidas pelo Congresso Nacional.

As reuniões tem a participação de integrantes das comissões de Assuntos Jurídicos; de Assuntos Políticos; e de Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Comunicação.

Na abertura, o presidente do grupo brasileiro, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), ressaltou a importância do encontro para estreitar a relação entre os Legislativos: "Desta vez, a Comissão de Assuntos Políticos e a Comissão de Assuntos Jurídicos estarão reunidas para debater importantes temas, que, ao final deste evento, deverão nos apresentar um conjunto de propostas viáveis para o aprimoramento das políticas e, mais, para o aperfeiçoamento do sistema democrático das nações latino-americanas".

Desenvolvimento
Os parlamentares vão debater soluções para os gargalos do desenvolvimento socioeconômico dos países integrantes. A comissão relacionada à área de educação vai discutir, por exemplo, o impacto da internet na Educação.

Um dos grupos da comissão vai tratar, principalmente, da proposta da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o acesso à informação pública e proteção de dados pessoais.

Expectativas e apoio
A presidente do Parlatino, a senadora mexicana Blanca María Del Socorro Alcalá Ruiz, do México, tem boas expectativas das reuniões, principalmente em relação à "construção de ordenamentos e marcos que sirvam também para atualizarmos a legislação e para alimentar experiências e para propor a todos mecanismos de integração e ações específicas para a América Latina".

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, compareceu à abertura dos trabalhos e falou da relevância do Parlatino: "É uma instituição muito importante, que é complementada por outros parlamentos sub-regionais como é o caso do Mercosul. Mas é importantíssimo e o sinal de que o Executivo apoia foi a minha presença aqui hoje, o honroso convite que recebi do Parlatino, do Senado".

Fundado em 1964
O Parlatino foi fundado em 1964 e reúne os parlamentos nacionais da América Latina para promover a integração entre 23 países. Fazem parte do Parlatino, além do Brasil, as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela, e o Haiti, como convidado.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Newton Araújo

Comentários