"Capes diz que recursos para o programa Ciência sem Fronteiras estão garantidos"

O coordenador-geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), Adi Balbinot Júnior, afirmou em debate na Câmara que os recursos para o funcionamento do programa Ciência sem Fronteiras para este ano estão garantidos.
Ele participou de audiência pública na Comissão de Educação, nesta quinta-feira (20), na qual foi feito balanço do programa. Criado em 2011, o programa do governo concede bolsas para estudantes brasileiros no exterior, sendo executado pela Capes e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O representante da Capes respondeu a questionamento do deputado Lobbe Netto (PSDB-SP) sobre as possibilidades de contingenciamento de recursos para o programa em 2015. “Por ser uma política estratégica do governo, conseguimos manter os recursos, para que pudéssemos enviar os últimos bolsistas selecionados em 2014”, disse Balbinot.
“São 14 mil bolsistas de graduação sanduíche [1 ano de estudos no exterior], que viajaram no final do primeiro semestre ou vão viajar no início do segundo semestre para mais de 15 países. Os recursos para esses bolsistas e para quem está no exterior estão garantidos”, reforçou. Ele afirmou que o programa terá continuidade e que a meta da segunda etapa do Ciência sem Fronteiras é conceder mais 100 mil bolsas até 2018.
Pedido de apoio
Já o coordenador-geral do Ciência sem Fronteiras no CNPq, Geraldo Nunes, pediu o apoio dos deputados para, de fato, garantir recursos orçamentários para a continuidade do programa. “O programa deve ser de Estado, e não de governo, para garantir a continuidade”, disse. “Vamos estar atentos à questão orçamentária”, destacou o deputado Lobbe Neto, que elogiou o programa.

Metas atingidas
O representante da Capes afirmou que a primeira etapa do programa atingiu a meta, com um total de 101 mil bolsas concedidas, sendo 78% das bolsas concedidas de graduação sanduíche. A área prioritária é a de engenharia e demais áreas tecnológicas, que corresponde a 45% das bolsas.

A maior parte dos bolsistas (32%) vai para os Estados Unidos, mas, segundo Balbinot, hoje há dispersão maior entre outras regiões geográficas do mundo. “Até 2010, 90% dos estudantes com bolsas iam para cinco ou seis países, como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Agora 60% dos alunos vão para esses lugares, mas também enviamos estudantes para instituições de renome em outros continentes.”
Conforme o coordenador, o programa tem acordo com instituições de mais de 48 países do mundo. No Brasil, 966 instituições de ensino superior participam do programa. Ele destacou ainda que cresce o interesse do setor privado em participar do processo de internacionalização da pesquisa, e hoje 90 empresas participam do programa, oferecendo vagas de estágio e emprego.
Dificuldades
O coordenador-geral do Ciência sem Fronteiras no CNPq, Geraldo Nunes Sobrinho, observou que, a despeito dos avanços obtidos, o Brasil começou tardiamente e continua atrasado no processo de internacionalização de pesquisadores e de pesquisas, que é uma política antiga em países da Europa e agressiva em países como a China.

“A internacionalização impulsiona a competitividade”, salientou. Segundo Geraldo, o Brasil é monoglota, e isso tem trazido dificuldades para o programa. “Para que haja internacionalização do ensino superior, é necessário falar outras línguas”, destacou.
A falta de formação dos jovens brasileiros em línguas estrangeiras também é considerada um limitador pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira. “85% dos estudantes do ensino médio estão em escolas públicas, e a maioria dessas escolas tem dificuldades em prover o ensino de língua estrangeira, de modo a qualificar os seus estudantes para o processo de internacionalização, que ele vai encontrar quando estiver na universidade”, disse Jesualdo.
De acordo com ele, o programa Idiomas sem Fronteiras, criado pelo MEC em 2012, visa justamente ofertar cursos a distância e cursos presenciais de aprendizado de línguas a universitários.
Desigualdades regionais
As deputadas Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e Professora Marcivania (PT-AP) pediram atenção dos coordenadores do programa com a Regiões Norte, para que não seja aprofundada a desigualdade regional na educação, já existente hoje.

O representante da Capes disse que a participação de alunos dessa região no Ciência sem Fronteiras é, de fato, inferior a de outras regiões, mas os números têm progressivamente se equilibrado. “Na segunda etapa do programa, a partir do próximo ano, a ideia é criar políticas para incluir mais estudantes dessa região”, apontou Balbinot.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

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