Nesta semana, a Câmara dos Deputados está realizando o programa Estágio-Visita de Curta Duração. A iniciativa possibilita, desde 2003, que universitários de todo o País conheçam o processo legislativo e a forma de atuação dos parlamentares. Cada deputado pode indicar, por ano, até dois estudantes para integrar o programa. Neste ano, participam 65 estudantes.
O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha, parabenizou os estudantes que vieram à Câmara para participar do Estágio-Visita e ressaltou a oportunidade que eles estavam tendo de conhecer o trabalho daqueles que os representam.
"Tudo o que vocês estão estudando, tudo aquilo que vai afetar a vida de vocês no futuro, da família de vocês, do meio em que vocês vivem, da cidade que vocês habitam, do estado de vocês, tudo se passa aqui. Vocês estão tendo uma oportunidade ímpar de conhecer", disse Cunha.
Tomada de decisões
Os universitários deram depoimentos explicando por que decidiram participar da iniciativa. Sérgio Filipe, estudante de São Luís, capital do Maranhão, foi um deles: "Porque é o dever de todo cidadão aprender como são tomadas as decisões, como são feitas as leis que vão produzir efeitos na vida de cada um."
O cearense Ronaldo Márcio, estudante de Direito da Universidade de Fortaleza, também veio à Câmara para conhecer os trabalhos dos parlamentares e comentou como a vinda à Casa pode ser uma forma de fortalecimento da cidadania.
"É uma união da teoria da sala de aula com a prática. Nós, jovens universitários, podemos contribuir para que o Brasil seja melhor por meio do conhecimento, conhecendo as leis para poder cobrar dos nossos representantes", avaliou Ronaldo.
Pressão
Otávio Moraes, estudante de Direito da PUC de Minas Gerais, comentou que veio para Câmara acreditando que as audiências públicas aconteciam de outra maneira da que ele presenciou. Ele afirmou que volta para o seu estado com outra visão. "Eu achava que era um espaço muito distante do povo e pelo visto não é tanto. As pessoas se colocam, fazem questão de estar aqui, de pressionar os parlamentares."
O deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) afirmou que a população só tem a ganhar com o programa que a Câmara realiza. Para ele, por meio do trabalho com os jovens é que teremos a verdadeira reforma política. "É essa a reforma política que a gente quer. A juventude consciente, a juventude crítica, mas com ideias, discutindo soluções para o Parlamento e para um Brasil cada vez melhor."
Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), os encontros com os jovens muitas vezes são mais ricos do que as reuniões de comissões da Casa. Chico Alencar ressaltou ainda a atenção que os universitários dão ao que se fala durante o programa.
"Esses jovens, embora venham aqui para aprender e conhecer, nos ensinam e nos fazem conhecer uma realidade bonita da nossa juventude, onde a vida pulsa e o interesse pela política também vai crescendo. É muito bacana, é um aprendizado para nós. Permanente", resaltou.
Reforma política
No último dia do Estágio-Visita, nesta sexta-feira (10), os universitários vão simulamro trabalho de uma comissão. Eles designam um presidente e um relator para discutirem um projeto de lei ou uma proposta de emenda à Constituição (PEC). O texto dessa edição será a PEC da Reforma Política. A reunião será realizada das 9 horas até às 11h30, com transmissão pelo portal e-democracia.
Reportagem – Lucas Ludgero
Edição – Newton Araújo
Comentários
Postar um comentário