A Comissão de Educação da Câmara fará audiência pública, no próximo dia 14 de julho, para discutir a proposta de criação do “Biênio da Matemática 2017 – 2018”. A audiência é pré-requisito para inclusão da celebração no calendário oficial, marcando a realização de dois grandes eventos no Brasil: a Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018).
Um dos autores do requerimento, o deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, ressalta a importância da realização do congresso no País. “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, hoje celebra a conquista do Nobel da matemática”, afirmou, referindo-se ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, um dos convidados para a audiência pública.
O matemático brasileiro Artur Ávila, de 35 anos, recebeu em agosto do ano passado a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da matemática". A entrega do prêmio ocorreu na abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América latina.
Convidados
Além de Ávila, foram convidados para a audiência pública na Câmara os seguintes debatedores: o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana; o diretor-geral do Impa, Cesar Camacho; o diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yuan Jinyun; e o matemático Jacob Palis, professor do Impa e ganhador do Prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos.
Da Redação/JPJ
Comentários
Postar um comentário