"Rio 2016: atraso na despoluição da Baía de Guanabara preocupa deputados"

Integrantes da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados visitaram nesta segunda-feira (27) o Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, para debater os preparativos do evento. Parlamentares constataram que, mesmo com o avanço nas obras de mobilidade urbana, há ainda problemas com relação à despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Baía de Guanabara, onde serão realizadas provas de remo e vela.

Alex Manente
Alex Manente: é preciso investir no bom atendimento ao público para que turistas retornem ao Rio após as Olimpíadas
Para o presidente do colegiado, deputado Alex Manente (PPS-SP), a ideia é focar na limpeza dessas águas, já que as obras do Parque Olímpico e os demais projetos de transporte público estão, segundo ele, em um excelente nível de execução. “Temos de priorizar, neste momento, a despoluição da Baía da Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas", afirmou.
Durante a visita ao Parque Olímpico, os parlamentares estiveram acompanhados do presidente em exercício da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso.
Entre as ações divulgadas pelas autoridades locais, está a ampliação da rede hoteleira. Segundo dados repassados pela prefeitura do Rio, o número de leitos que estará disponível até a data dos jogos será o dobro da capacidade atual. Quanto à mobilidade urbana, foram destaques as obras de revitalização do porto e de integração dos transportes públicos.
Imagem
Alex Manente espera que o evento esportivo ajude a divulgar uma boa imagem do País, que resulte em aumento contínuo na quantidade de turistas.

"Então, nós precisamos vender uma boa imagem, ter um bom atendimento e acolhimento, para poder gerar uma continuidade. Os Jogos Olímpicos duram 17 dias, mas o legado fica. Por isso, é importante trabalharmos na qualidade da receptividade do público estrangeiro que virá. E não apenas estrangeiros, porém todos os brasileiros que passarão aqui no Rio de Janeiro", declarou o deputado.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, estima-se que as Olimpíadas do Rio atraiam entre 350 e 500 mil turistas estrangeiros somente durante o período do evento. O evento concentrará, entre 5 e 21 de agosto de 2016, o equivalente a 42 campeonatos esportivos mundiais, trazendo à cidade-sede mais de 10.500 dos melhores atletas do mundo.
A venda de ingressos para o evento já começou e os torcedores têm até o próximo dia 30 de abril para enviar seus pedidos e participar do primeiro sorteio. Ao todo, cerca de 4,5 milhões de entradas para 700 sessões esportivas estão disponíveis para compra em no site oficial.
Outras diligências
Uma audiência pública deverá ser realizada pela Comissão de Turismo na próxima semana, a fim de dar continuidade às diligências no Rio. Serão convidados o secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa; e o diretor-presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Jorge Luiz Ferreira Briard.

As diligências do colegiado da Câmara serão estendidas ainda a outras cidades que, além do Rio, receberão partidas do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. São elas: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo e Salvador.
Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Marcelo Oliveira

Comentários