"Líderes indígenas pedem que PEC da Demarcação seja derrubada"

Na sessão de homenagem aos índios, foram feitas críticas aos parlamentares, à PEC da Demarcação e ao projeto de Lei da Biodiversidade. Para o cacique Neguinho Truká, o Congresso pode contribuir com a pauta indí- gena analisando o Estatuto das Sociedades Indígenas (PL 2.057/1991), que está pronto para votação no Plenário da Câmara. Para ele, é preciso “desengavetar” o projeto. Truká entende como necessária a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai), com plano de cargos e salários e valorização dos servidores. 

O cacique reivindica a criação de subsistemas de saúde e de educação que respeitem as especificidades dos povos indígenas. — Não estamos aqui dizendo que índio tem que ter privilégio. Ao contrário, queremos que as pessoas comecem a nos conhecer de fato para saber de que forma podemos utilizar o que é de todo o povo brasileiro, dentro da nossa realidade. A líder Sônia Guajajara disse que a audiência de representantes indígenas com o vice-presidente Michel Temer, ocorrida ontem, foi uma conquista importante. 

Ela se disse feliz por ter entrado no Senado, “apesar da polícia lá fora”, e pediu a criação de um grupo de trabalho, com a participação de índios, para tratar de pautas em favor dos povos indígenas. Sônia lamentou as alterações na Lei da Biodiversidade (PLC 2/2015), que prejudicariam os indígenas, e a pouca presença de senadores na sessão: — Agradeço muito os senadores que estão aqui, mas lamento muito a ignorância dos ausentes. O líder indígena Davi Kopenawa Yanomami pediu aos senadores que derrubem a PEC 215/2000. A proposta, em análise na Câmara, dá ao Congresso a legitimidade para demarcar as terras indígenas: Moreira Mariz/Agência Senado Waldemir Barreto/Agência Senado Geraldo Magela/Agência Senado A TV Senado transmite a partir das 9h, segundo o Regimento Interno e o Ato 21/2009 da Comissão Diretora, a sessão plenária. As reuniões podem ser acompanhadas ao vivo pela internet (www.senado.leg.br/tv) e, em Brasília, pela TV Senado Digital, nos canais 51.1 a 51.4. TV Senado `Plenário Sessão não deliberativa 9h A sessão é não deliberativa, destinada a pronunciamentos e avisos da Mesa do Senado. `CRA Cultura do cacau 13h A Comissão de Agricultura faz seminário em Itabuna (BA) para analisar o panorama da cacauicultura.

 A agenda completa, incluindo o número de cada proposição, está disponível na internet, no endereço: http://bit.ly/agendaSenado Agenda Confira a íntegra das sessões no Plenário: http://bit.ly/plenarioOnline Confira a íntegra das sessões nas comissões: http://bit.ly/comissoesOnline Sessão on-line Queremos que respeitem nossos direitos, diz índio Líderes indígenas pedem que PEC da Demarcação seja derrubada Em sessão de homenagem no Senado, líderes indígenas afirmaram que não querem regalias, mas apenas ser tratados com respeito, como brasileiros comuns Índios participam de sessão na Câmara dos Deputados, que também prestou homenagem ontem aos povos indígenas — A PEC 215 é uma cobra grande. 

Vamos matá-la, antes de ela crescer. Vamos enterrar, para não nascer mais a raiz. O líder Piracumã Yawalapiti classificou a PEC 215 de preocupante e pediu a demarcação imediata de terras indígenas. O presidente da Funai, Flávio Chiarelli, disse manter a esperança de que a proposta seja rejeitada ainda na Câmara. João Capiberibe (PSB-AP), que sugeriu a sessão de homenagem, pediu que o governo se posicione contra a PEC. Também criticaram a proposta Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Telmário Mota (PDT-RR). 

Valdir Raupp (PMDB-RO) prometeu olhar a PEC da Demarcação “com cuidado”, para corrigir possíveis distor- ções. O senador, no entanto, também disse acreditar que a proposta não será aprovada na Câmara. Vicentinho Alves (SD-TO) sugeriu a criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas (como prevê o PLS 173/2011), diretamente vinculada à Presidência da República, como forma de valorizar as demandas dos índios. — Os índios podem contar comigo. Serei contra qualquer proposição que diminua os direitos dos indígenas — afirmou o senador.

Comentários