"Direito da pessoa com deficiência será avaliado"

Está sendo reexaminadA na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) a proposta de uma nova legislação para criar o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O substitutivo (SCD 4/2015), aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados, revela diferenças significativas em relação à versão aprovada pelos senadores originalmente no PLS 6/2003.

 As alterações dizem respeito ao papel da pessoa com deficiência na sociedade. Romário (PSB-RJ) será o relator do substitutivo na CDH. Ao justificar a apresentação da proposta, há 12 anos, o autor do texto original, Paulo Paim (PT-RS), admitia a inserção social da pessoa com deficiência como o principal objetivo da lei a ser aprovada. 

Porém, o caminho para alcançar a meta dependeria de políticas públicas consistentes, que assegurassem condições especiais para reduzir ou eliminar barreiras decorrentes da deficiência, o que ofereceu um viés protetivo ao estatuto. No projeto original, o autor havia sugerido uma mudança na forma de concessão do benefício mensal de um salário mínimo pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas — Lei 8.742/1993). Paim pretendia eleger como apta ao benefício a pessoa com deficiência e que fosse carente, com renda mensal familiar per capita inferior a 50% do salário mínimo. Hoje o índice é de 25% do salário.

 O substitutivo elaborado pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante, manteve o auxílio mensal de um salário mínimo aos deficientes que não podem se sustentar, mas excluiu todos os demais ajustes no benefício de prestação continuada (BPC) sugeridos por Paim.

Comentários