"NEGÓCIOS: Empresas de MT apostam em treinamentos e capacitações online"

Visualização da imagemA pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe mudanças nas dinâmicas de aprendizado, bem como alterou a maneira como trabalhamos e fazemos negócios. Não à toa, em tempos de isolamento social, empresas mato-grossenses decidiram apostar na tendência da educação executiva online para manter suas equipes atualizadas e absorver conhecimentos vitais para sua perenidade. É o caso da ALT Brasil Transportes, empresa que atua no setor de transportes de carga fracionada e está presente em mais de 100 cidades do Estado. Participante do programa Parceiros para a Excelência (Paex) da Fundação Dom Cabral (FDC), a empresa se encontrou diante de uma decisão inesperada durante a pandemia: continuar ou não com as atividades educacionais adaptadas para o online.
Conforme explica o gerente geral da ALT Brasil Transportes, Gian Carlo, apesar do receio inicial com a nova plataforma, logo ocorreu a quebra de paradigmas. “Tive preocupação com a eficiência do método, com o rendimento e envolvimento da equipe. No decorrer das mentorias online, percebi que a preocupação inicial foi em vão, pois o compromisso da equipe não só se manteve, mas nos surpreendeu”, pondera.
Gian complementa que outro ponto importante diz respeito ao gerenciamento do tempo e o encurtamento de distâncias mesmo sem o elemento presencial. “Há facilidade de horários para as mentorias, pois não existe tempo gasto em deslocamento. Com isso, mesmo com muitos quilômetros de distância, sentimos como se estivéssemos ainda mais próximos”, pontua.
NOVA REALIDADE – De acordo com a presidente CEO do Grupo Valure – empresa associada à FDC em Mato Grosso –, a coach e mentora de gestão Lorena Lacerda, os treinamentos online são uma forma de não apenas desenvolver profissionais e equipes – mas, também injetar uma energia de união, suporte e esperança nas empresas perante o atual cenário. “Todos nós estamos diante de novos desafios. E seguimos em frente – mudando o mundo, transformando metodologias e aprendendo novas ferramentas”, comenta.
Lorena cita como exemplo desse novo momento um treinamento online de líderes da SLC Agrícola na área de avaliação de competências. “Foi uma experiência espetacular para nós e para o cliente, que não deixou a adversidade parar a importante estratégia de desenvolver sua equipe. O treinamento englobou 300 profissionais, entre líderes e colaboradores – tudo 100% online. Foram 20 turmas treinando coordenadores e gerentes das fazendas e gestores do corporativo. Diretores também contaram com apoio e vídeos online para o processo de avaliação”.

Comentários