"Pedro Vilela presidirá a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional"

Reunião de instalação da comissão e eleição do Presidente e dos Vice-Presidente. Presidente eleito, dep. Pedro Vilela (PSDB-AL)
O deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) foi eleito nesta terça-feira (3) para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados em 2016.
O 1º vice-presidente será o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e o 3º vice-presidente será o deputado Takayama (PSC-PR). Como não houve acordo entre os partidos, o novo presidente marcou reunião para esta quarta-feira (4) para a eleição do 2º vice-presidente.
O presidente eleito disse que vai “construir uma pauta de consenso com os parlamentares”, mas adiantou que alguns temas são prioritários, como as relações do Brasil com o Mercosul.
“As relações com o Mercosul são um tema que os próprios deputados reconhecem como um dos prioritários. Será dos primeiros a ser discutido aqui”, ressaltou Pedro Vilela.
Criada em 1936, a comissão tem entre suas principais atribuições a análise de projetos de lei, tratados internacionais e outras proposições referentes às áreas de defesa e de política externa brasileiras.
Compete-lhe, ainda, o acompanhamento e a fiscalização das ações administrativas exercidas pelo Poder Executivo naquelas áreas, nos termos estabelecidos pela Constituição Federal.
Balanço
No ano passado, presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a comissão realizou 34 reuniões deliberativas, nas quais foram aprovadas 90 proposições, incluindo projetos de lei, mensagens e projetos de decreto legislativo. Também foram promovidas 32 audiências públicas.

Entre as propostas analisadas destacaram-se os acordos celebrados entre os países do Bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), referentes ao Arranjo Contingente de Reservas e ao Novo Banco de Desenvolvimento; o Acordo de Defesa da Concorrência do Mercosul; e os acordos de cooperação tributária para a implementação da Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras (Fatca) e de cooperação em matéria de Defesa – ambos com os Estados Unidos.
Diplomacia
No campo da diplomacia parlamentar, a comissão recebeu visitas de embaixadores e delegações de 70 países, de todos os continentes. Nestas ocasiões, os integrantes da comissão buscaram estreitar as relações de cooperação e de amizade entre os parlamentos e a ampliação dos Grupos de Amizade que facilitam a tramitação de temas pelos governos, em especial os de grande relevância.

Comentários