ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Edição 2025 do projeto “Diálogos com a Sociedade” começa em março
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso retoma o projeto “Diálogos com a Sociedade” em março, com uma série de campanhas sobre temas relativos às áreas de atuação da instituição na defesa dos direitos sociais. O objetivo da iniciativa é aproximar ainda mais o MPMT da sociedade, divulgar informações de utilidade pública e mostrar o trabalho desenvolvido pela instituição em benefício dos cidadãos mato-grossenses. O projeto é viabilizado por meio de parcerias com a iniciativa privada. O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa, ressalta que o MPMT busca se fortalecer como uma instituição inovadora, resolutiva e socialmente acessível, comprometida com a efetivação dos direitos fundamentais. “Nós acolhemos as pessoas e defendemos os interesses da sociedade. Para cumprirmos com êxito a nossa missão institucional, precisamos fortalecer cada vez mais esses laços. E o ‘Diálogos com a Sociedade’ é uma das iniciativas promovidas nesse sentido. Para este ano, a grande novidade é a expansão do projeto para o interior de Mato Grosso”, revelou.
As campanhas consistem na veiculação gratuita de vídeos institucionais e spots pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) - TV e Rádio Centro América, e na divulgação de material publicitário nas redes sociais do MPMT, em outdoors localizados em pontos estratégicos de Cuiabá e em linhas de ônibus (busdoor) que circulam pela capital. A primeira campanha do ano de 2025, realizada no mês dedicado à mulher, terá como tema o enfrentamento à violência doméstica.
Com o slogan “Quebre o silêncio - ouça a história de uma vítima” (assista aqui), a campanha vai abordar como a violência contra a mulher pode ser sutil e acabar destruindo uma vítima. Além disso, vai estimular a denúncia como forma de colocar fim ao ciclo da violência e de evitar o feminicídio. As veiculações iniciam no dia 1º de março (sábado).
“É com grande entusiasmo que nos unimos ao Ministério Público de Mato Grosso neste importante projeto de enfrentamento à violência doméstica. Na TV Centro América, acreditamos no poder da comunicação para gerar mudanças significativas na sociedade. O tema 'Quebre o silêncio - ouça a história de uma vítima' é crucial para demonstrar como a violência contra a mulher não apenas machuca fisicamente, mas também silencia vozes que merecem ser ouvidas e protegidas. Através das nossas plataformas de televisão e rádio, estamos comprometidos a amplificar estas mensagens de conscientização e encorajar a denúncia como forma de quebrar o ciclo de violência. Estamos orgulhosos de contribuir para o fortalecimento dos direitos fundamentais e de participar de uma iniciativa que não apenas informa, mas também protege e salva vidas”, considerou Ulisses Serotini, diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da RMC.
Lei do silêncio - Ainda no mês de março, o projeto “Diálogos com a Sociedade” abordará o tema poluição sonora, com o slogan “Tudo tem limite. Até o seu barulho. Respeite a Lei do Silêncio”. A campanha também será divulgada na televisão, no rádio, nas redes sociais, em outdoors e busdoors.
Estúdio de Vidro - A partir do dia 10 de março, o MPMT volta ao Pantanal Shopping, em Cuiabá, para uma rodada de entrevistas ao vivo concedida à Rádio CBN Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h. O conteúdo, de caráter informativo e educativo, também será disponibilizado nos canais da emissora de rádio e do Ministério Público no YouTube.
“Buscamos aprimorar o ‘Diálogos com a Sociedade’ a cada edição. Dessa vez, vamos levar um Estúdio de Vidro para uma localização estratégica no shopping. Queremos chamar a atenção das pessoas e mostrar a nossa atuação em favor da sociedade. Junto a parceiros das esferas pública e privada, vamos falar sobre temas de extrema relevância para os cidadãos, fornecendo informações e orientações que podem, inclusive, salvar vidas”, assinalou a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januária Dorilêo, reforçando que a realização do projeto só é possível graças à parceria com a iniciativa privada.
ANA LUÍZA ANACHE/Caminho Político
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