Ciopaer homenageia personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública

Como parte do aniversário de 18 anos, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite desta quarta-feira (27.11), “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O evento aconteceu no hangar da unidade, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e contou com as presenças da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, dos secretários César Roveri e Laice Souza, de Segurança e Comunicação, respectivamente, da juíza do TJMT Célia Regina Vidotti, entre outras autoridades.
Este ano, a primeira dama Virgínia Mendes, que em 2023 foi homenageada com a medalha, recebeu a escultura da Águia, ave que simboliza a força operacional da unidade aérea de segurança pública.Na abertura da solenidade, homenageados e demais participantes do evento assistiram um vídeo com depoimentos de integrantes do Ciopaer e cenas de atendimentos e operações aéreas de salvamento e resgate de vítimas.
“Sempre nos emocionamos assistindo ou ouvindo os depoimentos das nossas equipes. Sabemos o quanto todos estão comprometidos com esse trabalho”, disse o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Lima Júnior.
Lima Júnior lembra que além de atuar em apoio às ações da segurança pública nas atividades de rotina, a unidade se soma às outras forças em operações especiais, como nas buscas aos criminosos que atacaram a cidade de Confresa (1.160 km de Cuiabá), em abril deste ano.
Somente em 2024, entre janeiro e outubro, o Ciopaer atuou em 586 operações policiais, 107 ocorrências de Bombeiros (transporte de equipes e materiais empregados no combate ao fogo), além do resgate de 24 pessoas que estavam isoladas ou correndo risco de morte em decorrência de acidentes e outros fatos.
Conforme Lima Júnior, a concessão da Medalha de Aviação é uma maneira de reconhecer a importância da contribuição profissional e do apoio e autoridades civis e militares nas atividades do Ciopaer.
“O Ciopaer agora é uma unidade maior de idade. Uma unidade com profissionais capacitados e a infraestrutura necessária que atender bem a comunidade. Atender com a eficiência cobrada pelo governador Mauro Mendes atuando integradas outras instituições públicas em várias frentes de trabalho”, destaca o secretário César Roveri.
Roveri observa que o Centro de Operações Aéreas serve à população mato-grossense em apoio às operações policiais e outras instituições públicas, como Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Saúde, essa última no transporte de vacinas, pacientes e órgãos para transplante.
A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 250 homenagens foram prestadas. Nesta 8ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2023.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários