TRABALHAR: Lúdio Cabral promete remodelar as avenidas, construir novas creches e fortalecer agricultura

Nesta quinta-feira (17), o MT2 entrevistou o candidato à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT). A entrevista teve duração de 12 minutos e foi transmitida pela TV Centro América e Globoplay.Os dois candidatos que concorrem ao 2º turno serão entrevistados. As entrevistas seguem até esta sexta-feira (18), e a ordem foi definida por sorteio em reunião com representantes das candidaturas.
As perguntas foram realizadas com base em uma nuvem de palavras no telão, onde o candidato e a apresentadora Gleyce Santos puderam escolher os temas a serem discutidos.
Lixo
Ao ser questionado se a taxa de lixo será mantida em Cuiabá, o candidato respondeu que estudará a legislação federal, e se permitido, a cobrança será revogada. Disse que a coleta seletiva será feita por meio de parcerias com catadores de lixo, para diminuir o volume de lixo e gerar renda aos catadores.
Asfalto
Ao ser questionado sobre como irá resolver os problemas dos buracos nas ruas da capital, o candidato respondeu que irá buscar parcerias com o Governo Federal a fim de recursos para recapear os trechos mais movimentados da cidade e avançar na pavimentação, principalmente em obras estruturantes. Disse que irá remodelar toda a mobilidade urbana de Cuiabá, por meio da duplicação da Avenida do CPA, Avenida dos Trabalhadores e Avenida das Torres para que alcancem o Rodoanel e facilite a movimentação da população.
Creche
Ao ser questionado sobre como pretende resolver o fato de 4 mil crianças estarem fora da creche, ele respondeu que mapeará instituições com salas seguras e espaços recreativos, e alugá-las para uso dessas crianças já no início de 2025.
"Há uma lista de profissionais da educação já aprovados em processo seletivo, asseguro o material pedagógico, a merenda, a saúde e alugo as salas dessas instituições, principalmente as igrejas, isso emergencialmente. E ao longo dos quatro anos, nós iremos construir 20 novas creches públicas com recursos do Ministério da Educação".
Saúde
Ao ser questionado sobre o tempo de espera de mais de oito horas dos pacientes que procuram UPAs e policlínicas, ele respondeu que o atual sistema de saúde está deteriorado e que é preciso ampliar a atenção primária para 312 equipes.
"Nós vamos buscar R$ 200 milhões todos os anos no Ministério da Saúde para assegurar essa ampliação ao longos dos quatro anos, para que tenha médicos no posto de saúde, para as pessoas, quando precisarem, não tenham que ir à UPA, enfrentar essa fila interminável".
Abílio
O candidato foi questionado sobre o que ele enxerga de positivo em seu opositor, Abílio Brunini (PL), e respondeu que espera que ele continue como deputado federal.
Lúdio ainda acrescentou que, caso eleito, precisará do apoio de todos os deputados para buscar recursos e colocar as suas promessas em prática.
Sobre algo positivo, o candidato destacou a responsabilidade de Abílio em honrar a população mato-grossense em Brasília. Além disso, caso vença a eleição, irá procurá-lo em busca de recursos.
Agricultura familiar
Dentro do tema agricultura familiar, Lúdio promete fortalecer a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de parcerias com a o Ministério da Agricultura, universidades e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O candidato disse que pretende transformar a zona rural da capital em um polo de produção de frutas e verduras, para gerar riqueza para população.
Servidores públicos
Dentro do tema Servidores Públicos, Lúdio relembra que atuou como servidor durante 28 anos. Ele promete RGA, diálogo com os servidores, fortalecimento e atualização de leis de carreira, combate ao assédio moral, concurso público a cada 2 anos e o enfrentamento do endividamento por meio de consignados, em especial para aposentados e pensionistas.
Considerações finais
No final da entrevista, o candidato agradece a oportunidade e afirma essa não é uma eleição de polarização e conflitos. Ele alega que Cuiabá sofreu muito com brigas políticas nos últimos anos.
Por fim, o candidato promete que irá governar com união para todos.
Quem é Lúdio Cabral
Lúdio Cabral tem 53 anos, nasceu em Goiás e veio ainda criança para Cáceres, no sudoeste do Estado. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Na carreira profissional atuou durante 27 anos como médico sanitarista na rede pública municipal e estadual. Casado com a engenheira ambiental e servidora pública Maria Teresa Cabral, Lúdio é pai de 5 filhos.
Na vida política, exerceu o cargo de vereador por Cuiabá por dois mandatos, de 2005 a 2012. Em 2018, foi eleito deputado estadual, reeleito em 2022, e agora concorre à Prefeitura de Cuiabá.
O candidato tem como vice a jornalista Rafaela Fávaro (PSD), que é filha do Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários