Com apenas uma prisão e com quatro ocorrências no total, o 2º turno das Eleições Municipais de 2024 foi concluído, em Cuiabá. A prisão envolveu um eleitor que tirou foto da urna eletrônica no momento da votação, na Escola Municipal de Ensino Básico Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel. Abílio Brunini (PL) foi eleito prefeito da capital mato-grossense, na disputa com o candidato Lúdio Cabral (PT). A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o trabalho de todos e todas que compõem a Justiça Eleitoral e o papel dos eleitores e eleitoras para a consolidação da democracia. “Tivemos um segundo turno muito tranquilo, no qual pudemos contar com a colaboração de milhares de pessoas, seja trabalhando na organização, seja exercendo o direito ao voto. Isso me deixa muito satisfeita e agradecida, porque a democracia se faz com a participação e o empenho de toda a sociedade, e foi isso que vimos nesta eleição”, avaliou.
Dentre a atuação nas eleições, a presidente frisou o trabalho feito por mesários e mesárias. “Quero fazer um agradecimento especial aos mesários e mesárias, especialmente aos que trabalham voluntariamente. No dia da votação, entregamos a eles as urnas preparadas para os votos, eles são os responsáveis pela realização das eleições. Isso é muito importante, por isso, registro nossa especial gratidão. Também agradeço à imprensa, que deu total apoio divulgando todas as fases do processo eleitoral e é parte essencial do trabalho da Justiça Eleitoral, aos juízes-membros, todos os servidores, servidoras, juízes e juízas eleitorais”, acrescentou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), juiz Aristeu Dias Batista Vilella, destacou a operação de segurança, que contou com o trabalho integrado das forças. “Acredito que a resposta que demos no 1º turno foi importante para garantir, também, essa tranquilidade no 2º turno, no qual contamos com cerca de 500 profissionais da segurança e 1.700 câmeras de monitoramento do Vigia Mais MT, em Cuiabá. Agradecemos a todos que participaram, pois foi um trabalho fundamental para assegurar o direito ao voto das pessoas e uma democracia plena”.
Neste 2º turno, 445.070 pessoas estavam aptas ao voto em Cuiabá, nos 158 locais de votação e nas 1.363 seções eleitorais. Como mesários e mesárias, foram 5.045 pessoas convocadas.
Na segurança, atuaram 496 profissionais da Polícia Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Polícia Federal (PF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Além disso, a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) reforçou o efetivo para atender possíveis casos que decorressem de crimes eleitorais.
Nara Assis/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário