CAMINHO DA SAÚDE: Médico mato-grossense é convocado para as Paralimpíadas de Paris

Médico do exercício e do esporte, o mato-grossense João Augusto Barreto Lombardi foi convocado para ser um dos médicos do Brasil nas Olimpíadas Paralímpicas 2024 que acontecem em Paris, na França, de 28 de agosto a 8 de setembro.
De acordo com João Lombardi, o médico do exercício e do esporte desempenha um papel importante na preparação e no desempenho dos atletas durante uma Paralimpíada e vai muito além do simples tratamento de lesões, atuando na promoção da saúde, otimização da performance e apoio ao bem-estar geral dos atletas paralímpicos.
“A nossa presença tem por objetivo manter a boa forma física e mental dos atletas, evitando uma sobrecarga, principalmente, do sistema cardiovascular, da musculatura esquelética e do psíquico”, ressalta.
E isso é possível por meio de um trabalho multidisciplinar, que envolve outros profissionais de saúde, como fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, massagista, entre outros. “Uma equipe multidisciplinar essencial no tratamento e no prognóstico positivo dos competidores”.
Dr. João Lombardi tem ampla experiência em competições e torneios internacionais com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Foi convocado em 2021 para as Paralimpíadas de Tóquio e para os Jogos Parapan-Americanos de 2023, na cidade de Santiago, no Chile.
Pontualmente sobre a participação do médico do exercício do esporte, o especialista mato-grossense destaca a implementação de programas de prevenção de lesões, que incluem alongamentos, fortalecimento muscular e técnicas adequadas de treino. Em caso de lesão, eles oferecem tratamentos imediatos e coordenam o processo de reabilitação para garantir a recuperação rápida e segura dos atletas.
“Realizamos avaliações físicas detalhadas para identificar pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria, desenvolvendo planos de treinamento personalizados para maximizar a performance, levando em conta as necessidades individuais de cada atleta”.
O médico do exercício e do esporte ainda colabora com nutricionistas na elaboração dietas que atendam às exigências energéticas e nutricionais dos atletas, otimizando sua saúde e desempenho e também orienta sobre o uso seguro e eficaz de suplementos, quando necessário.
“Ser mais uma vez convocada para as Paralimpíadas é motivo de muito orgulho tanto como profissional, quanto mato-grossense”, observa João Lombardi.
João Lombardi é médico do exercício e do esporte e também atuou nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2021

Comentários