Delegação da South China Agricultural University visita Centro Chinês da UFMT

Graças a esta parceria, 150 alunos fazem aula de mandarim no Centro Chinês da UFMT com aulas presenciais e online. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, na última sexta-feira (31/05), a delegação da South China Agricultural University (SCAU). O evento foi organizado pela Reitoria da UFMT, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), e contou com a participação de membros do Núcleo de Relações Internacionais de Mato Grosso (Nurimat), que inclui a Casa Civil do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, UFR, IFMT e UFMT.
A visita da delegação teve como objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos no Centro Chinês, fortalecer os laços com a UFMT e prospectar novas atividades conjuntas, como a mobilidade de professores, pesquisadores e alunos.
A parceria entre a UFMT e a SCAU começou em outubro de 2022, com a assinatura de um acordo de cooperação visando a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. O Centro, localizado no Instituto de Linguagens da UFMT, oferece cursos de língua chinesa e é dirigido por representantes das duas instituições: a Professora Caroline Pereira de Oliveira e o Professor Kexing Liu.
Segundo a professora Caroline Pereira de Oliveira, Secretária de Relações Internacionais da UFMT, o Centro Chinês, é um espaço plural de conhecimento, tanto linguístico quanto científico, uma vez que também busca conectar pesquisadores brasileiros a pesquisadores chineses.
Inclusive, explica Caroline Oliveira, algumas parcerias já se mostram promissoras, como o acordo de cooperação que está sendo elaborado entre a SCAU e o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), sediado na UFMT.
Quatro turmas começaram os estudos em outubro do ano passado e em março de 2024 entramos com mais cinco turmas, contabilizando cerca de 120 alunos. São aulas presenciais e online e tem acesso ao curso tanto servidores quanto alunos da UFMT e a sociedade em geral. O material é gratuito e os alunos pagam uma taxa semestral de acordo com a categoria do interessado.
O reitor da UFMT, professor Evandro Aparecido Soares da Silva, destaca a importância da parceria. “A parceria com a SCAU e a criação do Centro Chinês representam uma grande conquista da nossa gestão. Elas proporcionam inúmeras oportunidades de pesquisa e mobilidade, beneficiando tanto os pesquisadores da UFMT quanto os alunos que estão aprendendo a língua chinesa. E, a visita da delegação chinesa da SCAU representa o reconhecimento do sucesso deste convênio e a consolidação da internacionalização no sentido lato, para além da língua, isto é, para o compartilhamento e produção do conhecimento, da cultura e de todos que nos aproxima."
Intercâmbio
Aluna do Centro Chinês, Paloma Stephanie de Lima Paula tem 30 anos, é estudante de letras Português-Literaturas e está no 3°ano de graduação na UFMT. A acadêmica conta que começou a ter interesse por mandarim a partir das músicas e alguns amigos que são sino-brasileiros.
“Eu vejo no curso uma experiência incrível de aprender mais sobre a cultura chinesa e sobre a língua. Os professores são bem atenciosos e estão sempre disponíveis para auxiliar, o que me ajudou muito na construção do meu aprendizado. Aprendi muito em 1 ano”, relata.
A expectativa de Paloma é conseguir uma bolsa de estudos para mestrado na China e poder trabalhar lá. “Também acho um mercado muito promissor, que vale muito os esforços e ter o Centro Chinês ali na UFMT, que é um lugar onde passo a maior parte do meu tempo, é muito bom”.
Representações
A delegação chinesa estava composta por seis membros e foi liderada pelo Sr. Li Fengliang, Chairman da SCAU. A comitiva incluía o Sr. Chen Letian, Diretor do Escritório de Relações Internacionais; Sr. Hu Chuanshuang, Diretor do Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento Científico; Sr. Zhong Guo Hua, Diretor da Faculdade de Proteção Vegetal; Sra. He Qian, Diretora da Faculdade de Silvicultura e Arquitetura Paisagista; e Sr. Wu Zheinxian, Diretor da Faculdade de Horticultura.
Pela UFMT, a recepção foi presidida pelo Reitor, Professor Evandro Aparecido Soares da Silva, e contou com a presença de vários dirigentes, incluindo a Professora Caroline Pereira de Oliveira, Secretária de Relações Internacionais e Diretora Brasileira do Centro Chinês; Professor Jackson Camargos, Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação; Professor Joanis Zervoudakis, Diretor da UNISELVA; Professora Carolina Lima, Diretora do Instituto de Linguagens; Ismael de Barros Rocha, Diretor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia; Professora Oscarlina Weber, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical; e Professora Rosemay Galati, representando a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.
Representando a Unemat, participaram o Professor Anderson Amaral, Assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais; Professor Lúcio Lord, do Escritório de Relações Internacionais; e o Professor Darlan Guimarães Ribeiro, Pró-Reitor de Planejamento e Informação de Tecnologia. O Professor Cristovam Albano da Silva Junior, Pró-Reitor de Administração, representou a Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso, enquanto a Assessora da Coordenação de Relações Internacionais da Casa Civil, Karina Colet, representou a Casa Civil do Governo de Mato Grosso.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários