TERÇAS-FEIRAS: Sesc Arsenal promove feira de agricultura familiar, chopp em dobro, show musical e Sessão Pipoca toda terça-feira
Programação especial das 17h às 21h contempla toda a família. A população cuiabana passou a contar com novas opções de lazer gratuitas às terças-feiras, no Sesc Arsenal. Além da Feira do Arsenal, que fomenta o comércio de produtos oriundos da agricultura familiar, a unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) oferece chopp em dobro no Espaço de Alimentação, recreação e oficinas para as crianças, sessão de cinema e um show musical diferente a cada edição.Nesta terça-feira (23), para celebrar o Dia Mundial do Choro, o Jardim do Arsenal recebe uma roda de samba com o artista Marinho Sete Cordas, a Orquestra Cuiabana do Choro, e o Projeto Choro na Rua.
Antônio Marinho de Souza Fortaleza, conhecido como Marinho Sete Cordas, é um cearense que se tornou um dos grandes nomes da música cuiabana. Responsável pela promoção de rodas de samba ao longo dos últimos 40 anos, Marinho já acompanhou diversos artistas com seu violão.
O grupo Orquestra Cuiabana de Choro é primeira orquestra de choro de Mato Grosso, formada por alunos e ex-alunos dos cursos de música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá. O conjunto realiza intensa pesquisa de repertório em diferentes ritmos musicais, como de samba, choro, maxixe, baião, valsa, polca, schottisch e frevo.
A data de 23 de abril faz referência ao ano de 1987, dia em que se acredita que nasceu o compositor e arranjador carioca Pixinguinha. Ao longo da vida, ele compôs dezenas de choros, incluindo algumas das obras mais conhecidas do gênero, como “Carinhoso”, “Glória”, “Lamentos” e “Um a Zero”. O estilo musical é genuinamente brasileiro e traz a potência de ritmos africanos.
Para as crianças, o Sesc Arsenal promove a pintura com as mãos. Nesta atividade, as crianças poderão passar as mãos para sentir a textura da tinta a explorar as cores desenvolvendo a coordenação motora fina, criatividade, imaginação, atenção e o conhecimento da escala cromática. Já para os adultos, o chopp Louvada sai no valor de R$9,00 por duas canecas até às 20h.
Novidade na Feira do Arsenal
A partir desta edição, a Feira do Arsenal passa a contar com a comercialização de variedades de queijos. Os alimentos são produzidos pela queijeira VM Leite, certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) da Prefeitura Municipal de Cuiabá.
Na última semana, a produtora venceu a categoria “Ouro” do 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024 com o “Requeijão de Corte Mika”, original do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. O evento, realizado em São Paulo (SP) entre 11 e 14 de abril, reuniu associações e produtores de 17 países.
Da Chapada dos Guimarães para a Feira do Arsenal
Geleias, molhos, patês e outros preparos com receitas autorais, produzidos em Chapada dos Guimarães, são alguns dos produtos vendidos na Feira do Arsenal pelo geógrafo Salomón Morales Cano.
“Em nossa cozinha criativa produzimos pequenas joias gastronômicas. Nossos patês são feitos manualmente com os legumes da época, que compramos de produtores da agricultura familiar. Além disso, sempre damos preferência para os produtos agroecológicos”, explica Salomón.
Geógrafo apaixonado por gastronomia, o feirante relata que seus produtos refletem seu amor por compreender diferentes lugares e a produção local. “Vivo em Chapada dos Guimarães há 15 anos e desde o início desenvolvo esse trabalho gastronômico”, afirma.
Toda a pesquisa para o desenvolvimento dos produtos, escolha da matéria-prima e até os rótulos feitos por ele são acompanhadas por entidades da agricultura e pecuária mato-grossenses, que garantem a qualidade e segurança da produção.
Salomón Morales Cano está entre os 20 pequenos produtores cadastrados para participar da Feira do Arsenal, realizada pelo Sesc-MT em parceria com e a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) com o objetivo de divulgar, conquistar mercado e dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar de Cuiabá e região.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Comentários
Postar um comentário