UNIDADE COMPLETA: Sesc Rondonópolis: educação, saúde, cultura, lazer e assistência em um só lugar

Entre os diversos serviços oferecidos pela unidade estão educação infantil, fundamental, atendimento odontológico e consulta nutricional. Os moradores de Rondonópolis que procuram por atividades de lazer, programações culturais, ensino de qualidade e até mesmo atendimento odontológico, podem encontrar tudo isso no Sesc Rondonópolis. A unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) reúne todos os serviços e atendimentos em um único local.
O espaço conta com biblioteca, teatro, ateliê de artes, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia, piscina e muito mais. “O Sesc Rondonópolis possui uma infraestrutura pronta para atender os trabalhadores do comércio, seus familiares e a população geral em todas as áreas, incluindo a educacional. É uma unidade completa”, declara Antônio Damião, gerente da unidade.
O diferencial do local é a presença do consultório odontológico, que promove a saúde bucal por meio de orientações, prevenções e procedimentos básicos em odontologia; e do Sesc Escola, que atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os mantendo no centro do processo de aprendizagem.
Os três filhos da artesã Kelly Kazama Farinha (Igor, Letícia e Henrique), fazem parte da história do Sesc Escola. Igor, atualmente com 14 anos, começou a estudar na unidade aos três e seus irmãos mais novos começaram com a mesma idade. Letícia está com 10 anos e cursando o quinto ano do Ensino Fundamental, enquanto o caçula Henrique, de sete, está no segundo ano.
Além da escola, os filhos da Kelly participam de outras atividades como natação, futebol, pintura e teatro. “Gosto muito do método do Sesc, o construtivismo, a forma como os professores desenvolvem o pensamento, a autonomia, respeitando o tempo de aprendizado das crianças”, explica Kelly.
Outros projetos oferecidos pelo Sesc-MT fazem parte da vida da artesã, que aprimorou suas técnicas após participar de clube do bordado, realizado gratuitamente às quartas-feiras, e hoje faz da arte sua principal fonte de renda. Kelly ainda leva sua mãe, Massae Kazama, de 72 anos, para praticar hidroginástica e participar das reuniões do “Sesc Conviver”. “Ela ama os encontros de idosos, o acolhimento à terceira idade e essa socialização, promovendo saúde e bem-estar para eles, isso não tem preço” relata.
O projeto “Sesc Conviver” promove bem-estar e sociabilidade do público idoso por meio da oferta de ações de assistência, saúde, lazer, cultura e educação, com a realização de diversas atividades como oficinas manuais, práticas esportivas, ações de orientação em saúde, atividades lúdicas e recreativas, entre outros. As reuniões são gratuitas e realizadas todas as quartas e sextas-feiras no período da tarde.
Os visitantes da unidade têm acesso à biblioteca, teatro, galeria e ateliê de artes, sala de música e de dança e espaço do artesanato. Nos espaços voltados para a cultura, são administrados vários cursos e oficinas para o público de todas as idades, como curso de desenho e pintura, curso de ballet, teatro infantil, cursos de música e oficinas de artes visuais.
Entre as atividades gratuitas estão o curso de macramê, oficina de lettering, clube do livro e curso de cordas friccionadas (violino, violoncelo, contrabaixo acústico e violão).
Lazer
Ao longo do ano, a unidade realiza sessões de cinema gratuitas pelo projeto "Sessão Pipoca", com a exibição de diversos filmes com classificação indicativa Livre. Na Galeria de Artes são promovidas exposições abertas à visitação para toda a comunidade. A unidade realiza também, uma vasta programação composta por apresentações de circo, dança, teatro, literatura e música, de diferentes artistas locais e nacionais, além da feira de gastronomia e artesanato. Consulte a programação e fique por dentro de tudo que acontece no Sesc-MT.
Para quem gosta de atividade física e esportiva, a estrutura dispõe de uma academia totalmente equipada, piscina, campo de futebol, ginásio e quadra poliesportivos. Contratando o pacote de musculação, o público tem acesso liberado à academia e às atividades como bike indoor, ginástica e Mat Pilates.
Entre outras modalidades estão hidroginástica, natação, futebol society, futsal, voleibol de quadra e Pilates de estúdio. A unidade oferece, ainda, avaliação física e consulta nutricional.
A Valéria Alves Borges tem 39 anos e frequenta a academia do Sesc Rondonópolis há mais de 10 anos. Ela agradece a atenção e dedicação dos instrutores, tanto com ela, quanto com seus filhos. “Arthur, de 13 anos e a Maria Luísa, de nove anos, praticam natação no Sesc desde os seis anos. Arthur teve facilidade, já a Maria Luísa teve resistência, ela sentia medo, mas os instrutores foram maravilhosos, acolheram ela e aos poucos ela criou coragem e progrediu”, relata. A evolução foi tamanha, que Maria Luísa hoje ama nadar, tanto que costuma participar de festivais e competições de natação, promovidas pelo Sesc-MT.
Toda sexta-feira, crianças de 5 a 12 anos podem se exercitar de forma lúdica e divertida com a aula de funcional kids gratuitamente.
Diversão é o que não falta no “Lazer no Sesc”, realizado aos finais de semana. Com o Day Use, o público tem acesso à piscina, redário e espaço recreativo com diversas atividades para a família toda. Ao menos uma vez no mês, diferentes artistas regionais sobem no palco da unidade e embalam as tardes no projeto “Música ao Vivo”. Uma outra opção para confraternizar com amigos e familiares é a locação de quiosques.
A estrutura do Sesc Rondonópolis conta ainda com o Restaurante do Comerciário. De segunda a sábado, o espaço de alimentação contribui para a saúde alimentar do trabalhador do comércio, seus dependentes e do público em geral, oferecendo alimentação de qualidade com valores acessíveis. Interessados podem reservar sua marmita a partir das 8h.
Visite a unidade ou entre em contato pelo telefone (66) 3411-1450 para mais informações sobre cursos, horários e valores de mensalidade. Aproveite e faça o seu Cartão Sesc para ter acesso as atividades gratuitas.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários