Idomed e Estácio Fapan fazem trote solidário com doação de sangue no dia 22 de março

Ação acontece em parceria com o HEMOCIONE e diversas instituições do instituto Yduqs. Para comemorar a entrada de centenas de alunos no ensino superior, o Idomed e a Estácio Fapan vão promover um trote solidário, uma iniciativa em parceria com o Hemocione. No dia 22 de março, acontece um mutirão de doação de sangue, das 8h às 20h, nas instituições. O objetivo da ação, que é do grupo Yduqs, é contribuir para a formação de uma nova geração de doadores, estimulando os alunos a contribuir com a sociedade.
“Temos o objetivo de promover uma formação cidadã incentivando a participação de estudantes universitários em ações de responsabilidade social. Para o Instituto Yduqs é gratificante realizar, junto ao HEMOCIONE e às instituições de ensino parceiras, uma iniciativa capaz de contribuir para salvar a vida de milhares de pessoas”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
A ação é realizada com o apoio do UCT de Cáceres e a intenção é conseguir o máximo possível de bolsas de sangue. Acadêmicos, professores e colaboradores podem aproveitar a facilidade de doar sangue sem sair do Centro Universitário. Além disso, a Policlínica também estará aberta para doações de sangue da comunidade cacerense em geral.
A médica e coordenadora do curso de Medicina do Idomed Fapan, Danielle Rutilli, explica que a doação é importante não só para quem recebe, mas também para quem doa. “Muitos já estiveram do outro lado, acompanhando um ente querido ou até sendo paciente e precisando de doação de sangue. Nessas horas, nos damos conta do quanto a união é importante. Doar sangue é mais que ajudar e exercer a humanidade que existe em cada um de nós, é transcender, deixar um pouco de si naquele que precisa”, destaca.
A diretora da Estácio Fapan, Carolina Barros, lembra que a ação também tem o objetivo de incentivar os acadêmicos a se envolverem com as causas comunitárias. “Cáceres sempre nos acolheu muito bem e temos pensado continuamente em retribuir esse carinho. Ao longo do ano letivo, temos diversas ações voltadas à comunidade, ao bem-estar dela. É uma preocupação nossa e queremos que o nosso aluno também tenha esse comprometimento”.
Para o diretor do Idomed Fapan, Jossimar Godoi, o comprometimento dos acadêmicos com a comunidade, na qual está inserido, vai refletir no profissional que será no futuro. “Trabalhamos para formar os próximos médicos que vão atuar na região. Queremos que, ainda na faculdade, eles desenvolvam esse senso de comunidade, de cuidado com o próximo e de responsabilidade social mesmo. O Idomed tem sua responsabilidade com a região de Cáceres e queremos que os futuros médicos, formados por nós, também tenham esse sentimento e comprometimento”, explica o gestor.
Quem pode doar sangue?
Para participar da doação de sangue na ação, é necessário ter entre 18 e 69 anos e estar com um documento de identificação oficial com foto. Se for menor de idade, é preciso ter autorização dos pais e/ou responsáveis.
Além disso, é necessário ter peso igual ou superior a 51 kg, estar bem alimentado, ter dormido, pelo menos, 6h na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
Se estiver com sintomas gripais, tiver com COVID-19 ou tomado alguma vacina, é necessário aguardar para fazer a doação de sangue.
SERVIÇO
Ponto de doação de sangue no Idomed e Estácio Fapan
Local: Av. São Luís, 2522 - Cidade Nova
Quando: 22 de março (sexta-feira), das 8h às 20h
Telefone para agendamento da doação: (65) 99290-4705
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Comentários