Morar mudou muito com o passar do tempo. Atualmente, retornamos ao conceito de que uma casa é muito mais do que um espaço que deve ser elegante, sofisticado e frio. Estamos novamente valorizando o prazer de estar em casa e o contato com um ambiente que traga boas sensações. E foi assim que algumas tendências que estão em alta surgiram, como é o caso da criação de espaços orgânicos, que nos façam entrar em contato com a natureza, por exemplo. Para além da definição do estilo de decoração, são os detalhes de cada projeto que nos trazem as sensações de estar em casa, como é o caso do uso dos revestimentos!
É preciso saber usar os revestimentos de forma inteligente e aproveitando as opções disponíveis no mercado para criar espaços incríveis. Seja na decoração da sala, quarto ou banheiro, afinal, nós queremos nos sentir em casa em qualquer um desses ambientes, sem deixar a personalidade e a ousadia de lado.
Todo profissional de arquitetura e design de interiores sabe do poder que um revestimento tem de mudar e transformar os ambientes. Seja para gerar mais amplitude, criar espaços mais frescos ou aconchegantes ou para provocar qualquer outro tipo de sensação.
Confira agora como é possível fazer com que a sua decoração desperte essas sensações por meio dos revestimentos!
Mármore e granito refrescam os ambientes
Conhecidos por serem símbolos de sofisticação, o mármore e o granito também são responsáveis por provocarem sensações de refrescância e frieza nos ambientes em que são utilizados. Por isso, apostar nesses revestimentos pode ser o segredo para residências que estão localizadas em cidades mais quentes, ou até mesmo aquelas que recebem maior incidência do sol.
Madeira é sinônimo de aconchego
Uma opção que remete ao aconchego e tem a capacidade de gerar a sensação de conforto é a madeira. Mas não falamos necessariamente de revestimentos de madeira, visto que hoje em dia existem diversas opções de revestimentos que imitam o material natural.
A magia está nas texturas
Você deve ter reparado que grande parte dos tipos de revestimentos que trouxemos aqui utilizam texturas para criar essas sensações. E esse é um dos segredos para quem deseja que os revestimentos mexam com os sentidos das pessoas.
As texturas, para quem trabalha com decoração de interiores, são essenciais para trazer aquele toque de personalidade que falamos no início do conteúdo, que é tão necessário para projetos residenciais.
Então, aposte em revestimentos que tenham texturas incríveis e crie espaços memoráveis. Mas não se esqueça de que é possível fazer com que os revestimentos provoquem sensações por meio de cores e até mesmo de paginações criativas.
Mas, vá além! Os projetos comerciais também podem abusar das sensações
A sinestesia, como é conhecida a capacidade que o nosso cérebro tem de reconhecer e reproduzir sensações através de objetos, é uma tendência que não fica presa apenas aos projetos de decoração de ambientes residenciais. Isso porque, hoje em dia, os espaços comerciais também estão se tornando cada vez mais uma extensão dos nossos lares, ou seja, espaços que precisam ser tão confortáveis quanto a nossa sala de casa.
E qual cliente não vai gostar de um espaço comercial que seja extremamente confortável? A experiência do cliente também está relacionada ao espaço em que o negócio se encontra. Por isso, é extremamente importante fazer com que ele se sinta confortável e relaxado.
Bruno Brandão é arquiteto em Cuiabá
Comentários
Postar um comentário