Mato Grosso tem obtido resultados significativos na educação estadual desde 2019, entre eles a queda no índice de analfabetismo, a elevação da qualidade do ensino, investimento em tecnologia, a implantação e ampliação das escolas militares e a reforma e construção de unidades escolares com estrutura moderna. O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que as ações visam melhorar cada dia mais o aprendizado e tornar a Rede Estadual de Ensino entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032. Em entrevista ao site Midia News, o secretário destacou o Plano EducAção 10 Anos como um exemplo do comprometimento do Estado em elevar a qualidade da educação e garantir um futuro promissor para os estudantes.
“Desde o início da gestão do governador Mauro Mendes, a Secretaria de Educação do Estado vem trabalhando políticas e ações para o aprimoramento da educação pública, entre elas a valorização dos profissionais da educação, a implementação de políticas inclusivas, o fortalecimento da gestão educacional, gestão compartilhada e a recuperação da aprendizagem”, pontuou.
Ele enfatizou ainda que o plano está sendo trabalhado em três eixos: modernização da infraestrutura, tecnologias educacionais e a parte pedagógica. “Com isso, asseguramos o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade e transformadora para os estudantes de escolas estaduais e também das municipais, por meio do regime de colaboração", afirmou o secretário.
O número de escolas militares deve ser ampliado. Atualmente, tem 26 unidades, mas há um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa para a ampliação, que já foi aprovado em primeira votação. "Estamos aguardando a segunda votação. Assim que o governador o sancionar a lei, a Seduc ouvirá as escolas, os pais e os estudantes para saber quais delas têm interesse em transformar a escola regular em militar”, disse.
Muitos municípios estão solicitando a implantação das escolas militares. A vantagem, segundo ele, é que o profissional pode ser tanto civil quanto militar. “O gestor educacional pode ser do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar ou das Forças Armadas, desde que passe por processo seletivo e tenha competências na área da Educação”, frisou.
Outra ampliação destacada pelo secretário é das escolas de tempo integral. A gestão começou com 39 escolas de tempo integral e, em 2023 chegou a 80 unidades. No próximo ano, serão 112. “Considerando 664 escolas, temos avançado de forma significativa. Entendo que passar mais tempo na escola é mais benéfico para o estudante. No contraturno, ele faz atividades extracurriculares. Os resultados são melhores do que nas escolas regulares, certamente”, afirmou.
Ainda na dinâmica dos três eixos citados pelo secretário, ele destacou alguns indicadores como a erradicação do analfabetismo, por meio do Mais MT Muxirum, e contou que, em 2019, Mato Grosso tinha 6% da população analfabeta, o que correspondia a 200 mil habitantes.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) revelou que o índice de analfabetismo no estado caiu para 4,6% em 2023. No período de 2019 a 2023, o investimento no Mais MT Muxirum foi de R$ 30,5 milhões, atendendo 52 mil pessoas que deixaram de estudar por algum motivo.
“Acreditamos que nos próximos cinco anos vamos alcançar menos de 3% de pessoas não alfabetizadas no estado. Além disso, monitoramos a evasão escolar. Já chegamos a taxa de 11% no Ensino Médio e, hoje, estamos na taxa de 8%. No conjunto, os resultados são formidáveis”, enfatizou o secretário.
Outra conquista da rede estadual, que conta com 340 mil estudantes, é a elevação da qualidade do Ensino Médio, que em 2019 estava na 22º colocação no ranking nacional do Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem (IPEA), que é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, atualmente, é o 19º.
"No Ensino Fundamental, saímos de 16º para o 15º lugar, mesmo com os efeitos de pandemia. Isso demonstra que a nossa política por avanços na educação surtiu os efeitos esperados e temos as evidências do que o planejamento está sendo executado”.
Em 2024, a meta da Seduc é ampliar as políticas para evitar a evasão escolar. “Para garantir que a escola será ainda mais atrativa, investiremos mais recursos na modernização com ferramentas que chamam a atenção, sobretudo dos jovens. Criamos grêmios estudantis, realizamos a Copa Educa, temos plataformas game, Chromebooks nas salas de aula, salas climatizadas, acesso à internet banda larga e aulas dinâmicas com práticas pedagógicas diferenciadas. Um ambiente atrativo e motivador que faz a diferença”.
Ainda no campo dos investimentos, Alan Porto lembrou do programa Estudante Nota 10, com recurso de R$ 5,6 milhões nesse ano. A Seduc irá premiar os três melhores estudantes na etapa ‘Escolar’, 17 estudantes na ‘Regional’ e 14 estudantes na etapa ‘Estadual’. Os prêmios variam entre fones de ouvido, mini caixas de som, smartphones e R$ 5 mil.
No programa MT no Mundo, por exemplo, ele somou os investimentos realizados de 2023 a 2024, totalizando mais R$ 10,7 milhões. “Nas duas edições serão 200 estudantes realizando intercâmbio de 21 dias na Inglaterra, além dos professores de Inglês”, acrescentou.
Em relação ao bem-estar escolar, também houve resultados positivos. “Promovemos a contratação de psicólogos e assistentes sociais para as escolas, climatizamos as salas de aula; equipamos as salas, cozinhas e demais dependências com mobiliários novos. Criamos o botão do pânico a começamos a instalar câmeras interligadas à Central de Inteligência da Polícia Civil e Militar. Além de Cuiabá e Várzea Grande que estão em processo final de instalação, a Seduc adquiriu mais 4.500 câmeras para as demais unidades do interior”.
Para finalizar, Alan Porto mencionou o pagamento de notebooks para 33 mil profissionais da educação, pacote de internet por um período de três anos e o pagamento inédito da GR.
“Antes do Natal, pela primeira vez, todos os servidores vão receber a Gratificação por Resultado. Isso equivale a 14º e 15º salários. Para isso, foi preciso atingir as metas individuais e coletivas de produtividade, ter feito o mínimo de 200 horas de formação continuada, além da assiduidade no decorrer do ano letivo".
Assessoria/Caminho político
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